Doses que serão utilizadas na campanha de vacinação do governo estadual já estão em Curitiba e devem ser distribuídas aos municípios na próxima semana

O primeiro lote de vacinas contra a dengue, com 250 mil doses, chega ao Paraná nesta quarta-feira (3). De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), as doses chegam à Curitiba e serão distribuídas aos 30 municípios que participarão da campanha de imunização do governo do estado na próxima semana. O início da campanha está marcado para o dia 13, um sábado, para atender aqueles que não conseguem ir a postos de saúde durante o horário normal de funcionamento – de segunda a sexta.

Ao todo, o governo do estado pretende imunizar 500 mil pessoas. Nos municípios de Paranaguá e Assaí, que tiveram a incidência mais alta da doença no estado, serão vacinados todos os cidadãos com idade entre 9 e 44 anos. Nos outros 28 municípios, a faixa etária atendida será de 15 a 27 anos. Conforme a Sesa, a escolha da faixa etária foi baseada em estudos que apontam que 30% do total de casos de dengue no Paraná ocorrem nesta faixa de idade.

O objetivo do governo é reduzir em 93% o número de casos graves e em 80% o número de internamentos em decorrência da dengue. Para ser eficaz, no entanto, a imunização precisa acontecer em três etapas, com intervalo de seis meses entre elas. De acordo com a Sesa, o segundo lote de vacinas para a primeira etapa deve chegar ao estado na próxima semana.

Casos

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Sesa nesta terça-feira (2), desde agosto de 2015 foram confirmados 55.998 casos de dengue no Paraná, 912 dos quais foram considerados graves, e 61 óbitos em decorrência da doença. No boletim anterior, eram 55.640 casos confirmados no estado. O número de óbitos se manteve estável.

Deixe o seu comentário