Renato Leone é figura ilustre no resgate de momentos marcantes de nossa vida no centro histórico de Paranaguá.
Confessamos envaidecidos que tivemos algumas dezenas de encontros de boas e rápidas conversas. Sua saudação peculiar, chamando a todos carinhosamente de TENENTE, fazem parte de memórias que reafirmam que Renato Leone foi uma figura agradável e inesquecível.
Em nossa infância era habitual encontrá-lo nas ruas do centro histórico em suas caminhadas.
Sua casa ficava ao lado da Sorveteria Real (foto) que era destino certo da garotada na época. Por isso era fácil revê-lo com seu indispensável chapéu e com sorriso fácil no rosto.
Filho dos imigrantes italianos, Eliza Leone e Giovani Leone, Renato Leone nasceu num dia como hoje, só que em 01 de Dezembro de 1918.
Por anos foi funcionário do Instituto Brasileiro do Café, o extinto IBC na função de provador de café e posteriormente promovido ao cargo de tesoureiro.
Renato Leone também foi diretor do Departamento de Materiais e presidente de Comissões de Licitação na Prefeitura de Paranaguá nomeado pelo então prefeito, José Vicente Elias (1980/81). Posteriormente mantido por Waldir Salmon (1982/88) e o próprio José Vicente Elias (1989/92)
Sua postura em cargos públicos rendeu elogios por todos aqueles que conheciam seu perfil e trabalho.
Renato Leone faleceu no dia 20 de abril de 1997.
Foi homenageado na gestão do Prefeito Mário Roque com a denominação de uma rua no bairro da Vila Divinéia em Paranaguá. (LEI Nº 2009, DE 08 DE AGOSTO DE 1997).
O diretor do portal Nosso Paraná, Seme Said, reafirmou que não poderia deixar de ilustrar nosso conteúdo com tal homenagem e relata com alegria a honra de poder ter conhecido o querido e saudoso RENATO LEONE.
No Clube Atlético Seleto
Renato Leone foi a pessoa que plantou as primeiras gramas do campo do Clube Atlético Seleto.
Como associado do CADNC (Clube Atletico DNC) trabalhou na construção do Estádio Orlando Mattos sendo a pessoa que plantou as primeiras gramas do campo.
Renato Leone acompanhou a fusão do CADNC e o Seleto Esporte Clube que mais tarde se transformou no Clube Atlético Seleto.
Renato Leone recebeu mais tarde, o título de sócio benemérito do Clube Seleto.
Em 1995 foi homenageado pelo clube. A Quadra de Bocha leva seu nome.
O velório de Renato Leone aconteceu nas dependências do Seleto.
Os 5 filhos
Renato e Dona Ignacia tiveram cinco filhos: Raul, Regina, Roseli, Roberto e Renato Leone Filho.
Rua Professor Cleto, 67. Endereço onde Renato Leone viveu maior parte de sua vida.
Por Seme Said com colaboração de Almir SSi