Saber como evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando criadouros para o inseto é uma forma importante de combater a dengue. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Saúde tem realizado diversas ações educativas levando informações relevantes à população.
Nesta sexta-feira, a ação educativa aconteceu na Praça Fernando Amaro e envolveu mais de 50 agentes de endemias que conversaram com condutores e pedestres e entregaram mais de mil materiais informativos para aqueles que passavam pelo local no Centro de Paranaguá.
“Os agentes também visitaram as lojas e, quando permitido, entraram para conversar com os consumidores e funcionários. Tentamos atingir o maior número de pessoas possível para levar a conscientização e a importância de todos lutarmos contra a dengue”, salienta Maria Elisa Valinas, coordenadora das equipes de Endemias.
Todas os agentes de endemias tem treinamento e capacitação para sanar dúvidas da população. “As ações continuarão ocorrendo nos bairros e área central. A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros, por isso a importância da população nesse combate”, reforça a coordenadora.
Os trabalhos seguem além da conscientização. A superintendente de Vigilância em Saúde, Eleniz Mendes explica que agora, os agentes de endemias retornam às suas localidades de trabalho com vistorias de rotina e com as notificações de casos suspeitos da doença. “Em janeiro iniciaremos um novo Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (Lira) é feito de dois em dois meses para verificarmos os locais com maior incidência do mosquito”, explica.
SECOM