Evento aconteceu em Brasília e serviu como seletiva para as equipes representantes do Brasil no Desafio Mundial de Resgate que acontecerá em 2020
REPRODUÇÃO

De 4 a 7 de dezembro, em Brasília, foi realizado o 4.º Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Resgate. Esta edição é organizada pela Associação Brasileira de Resgate e Salvamento (Abres) em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal e serviu como seletiva para as equipes representantes do Brasil no Desafio Mundial de Resgate (World Rescue Challenge) em 2020.

O litoral do Paraná foi representado pelo diretor médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do litoral, João Cláudio Campos Pereira que também é diretor da Abres, diretor de recomendações da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), diretor médico da Operação Verão e especialista em medicina de emergência. No desafio, o profissional pertence a equipe de avaliadores de todos os participantes.

“Este evento é extremamente importante para o desenvolvimento das equipes de atendimento pré-hospitalar de todo o Brasil. Desde a primeira edição, em 2016, pudemos observar o crescimento exponencial das equipes de todos os locais. Com a melhora das técnicas e trocas de conhecimentos e uma forma sistematizada, o tratamento que prestamos nas ruas, será muito mais criterioso, efetivo e rápido”, avalia Dr. João Cláudio Ramos.

O evento contou com equipes na modalidade Salvamento Veicular e na modalidade Trauma. As seis melhores (três em cada modalidade), estão classificadas para o Desafio Mundial da WRO (World Rescue Organisation) que ocorrerá em Miami, na Flórida em 2020.

“Os pontos altos são as avaliações que se baseiam em cheklists e que obrigam as equipes a seguirem um atendimento sistematizado e a troca de experiências com equipes de diversos estados, com discussões de protocolos e técnicas de resgate”, conta o diretor médico do Samu Litoral.

Houve provas em cenários que simulam acidentes automobilísticos e situações diversas que culminem em traumas. Coube aos competidores mostrar técnicas e procedimentos utilizados em ocorrências reais de salvamento veicular e atendimento pré-hospitalar.

Além de Workshop para os avaliadores, o evento contou ainda com provas de salvamento veicular e trauma, exposição de viaturas, ferramentas, equipamentos e acessórios do CBMDF e outros órgãos públicos, estandes de empresas com exposição e venda de equipamentos e serviços de salvamento e atendimento pré-hospitalar, entre outras atividades.

SECOM

Deixe o seu comentário