Respeitando os 136 anos de história de sua Estação Ferroviária Paranaguá vai reinaugurar o prédio, que passou por restauro completo, após quase uma década abandonado. A cerimônia acontecerá às 12h da próxima sexta-feira (5) e não será aberta ao público, para evitar aglomeração seguindo as recomendações do enfrentamento à Covid-19.
Esse tesouro arquitetônico, com características neoclássicas, é o ponto zero da Estrada de Ferro que liga Curitiba ao litoral, sendo por muito tempo a porta de entrada do turismo na cidade. A Estação Ferroviária é um dos principais cartões-postais de Paranaguá. Foi inaugurada em 29 de julho de 1884, pela Princesa Isabel. O pai dela, Dom Pedro II, então imperador do Brasil, ordenou a construção do prédio, quatro anos antes, durante a inauguração da Estrada de Ferro.
O restauro respeitou todos os traços do projeto original. Houve reconstrução completa do telhado, inclusive com a reabertura de um dos arcos fechados numa intervenção anterior. Como há 136 anos não havia preocupação com inclusão, adaptações foram feitas para beneficiar pessoas com dificuldades de locomoção, como rampa e sanitários acessíveis.
O projeto para realizar as intervenções, incluindo as modificações, foi aprovado pelos órgãos de proteção ao patrimônio cultural. Houve restauração completa da bilheteria central e do biombo de anteparo visual da entrada dos banheiros, danificados pela ação de vândalos durante os anos em que o prédio ficou abandonado e pela queda do telhado.
O portal Nosso Paraná faz a cobertura ao vivo do evento.
SECOM