Foto: Divulgação IGUÁ
A Ilha do Mel, um dos destinos turísticos mais procurados do litoral do Paraná, já enfrentou desafios históricos no abastecimento de água potável, especialmente em períodos de alta temporada, quando o número de visitantes cresce exponencialmente. Esse contexto ganhou ainda mais relevância após a atualização do marco regulatório da ilha em 2025, que ampliou a capacidade diária de visitantes para até 11.000 pessoas.
Para enfrentar esse cenário e minimizar riscos de desabastecimento durante o verão, a Paranaguá Saneamento, empresa do Grupo Iguá e responsável pela captação, tratamento e distribuição de água no local, estruturou e executou o Plano Verão 25/26, um conjunto de ações preventivas e operacionais destinadas a garantir a regularidade do abastecimento durante o período de maior demanda.
“A Ilha do Mel sempre exigiu um olhar técnico muito atento, especialmente na alta temporada. Com o novo marco regulatório, o desafio se intensificou e, por isso, o Plano Verão 25/26 foi construído com planejamento antecipado, investimentos estruturais e integração das equipes. O resultado foi um abastecimento contínuo, sem intermitências. Esse desempenho reforça o compromisso da Paranaguá Saneamento com a segurança hídrica, a qualidade do serviço e o respeito a um dos patrimônios naturais mais importantes do estado”, exaltou Wagner Souza, Diretor Geral da Paranaguá Saneamento.
Situação no litoral paranaense
Nas principais cidades litorâneas do estado o período de festas e férias tem pressionado os sistemas de água, com aumento de aproximadamente 20% no consumo em comparação com o mesmo período do ano anterior. Esse crescimento é impulsionado pelas altas temperaturas e pelo intenso fluxo turístico. Entre o período de Natal e Ano Novo, diversas cidades do litoral do estado, bem como outras Brasil afora sofreram com baixa pressão e/ou falta d’água por mais de 24h. Esses episódios reforçam os desafios enfrentados por grandes centros de consumo no litoral paranaense durante a alta temporada.
Em contraste com as dificuldades relatadas em outras localidades, o Sistema de Abastecimento de Água (SAA) da Ilha do Mel operou de forma contínua e sem intermitências no período crítico entre 24 de dezembro de 2025 e 5 de janeiro de 2026.
No período mencionado, a Paranaguá Saneamento produziu 10.425 m³ de água tratada, o equivalente a 10,4 milhões de litros — volume que corresponde a aproximadamente 3,8 piscinas olímpicas de água tratada.
Esses números evidenciam que o sistema da Ilha do Mel conseguiu atender à demanda de forma contínua, sem interrupções que comprometessem o abastecimento da população residente e dos turistas.
“Nosso foco esteve na garantia da continuidade do abastecimento, especialmente nos momentos de pico de consumo. Atuamos de forma preventiva, com reforço na reservação, monitoramento constante da rede e equipes de prontidão ao longo de todo o período. A integração entre operação, manutenção e atendimento foi fundamental para que o sistema da Ilha do Mel operasse de forma estável e sem interrupções durante a alta temporada”, afirmou Jean Maurício Barreto, Gerente Operacional responsável pelas áreas de distribuição e manutenção de redes.
Reforço na produção e qualidade da água
No eixo de produção de água, a Paranaguá Saneamento executou um amplo pacote de ações nas Estações de Tratamento de Água (ETAs) da Ilha do Mel, com foco tanto em melhoria operacional quanto no reforço da qualidade da água distribuída.
“O trabalho nas Estações de Tratamento de Água foi decisivo para o sucesso da operação. Executamos ações estruturais importantes, como a limpeza das barragens e da adutora de água bruta, a modernização de equipamentos e a ampliação da capacidade de captação e reservação, especialmente em Encantadas. Tudo isso garantiu não apenas volume suficiente, mas também a manutenção da qualidade da água distribuída, mesmo diante do aumento significativo da demanda”, reforça Carlos Veríssimo Santana, Gerente Operacional responsável pelas áreas de tratamento e eletromecânica.
Na ETA Brasília, foram realizadas melhorias estruturais, como a substituição dos decantadores, modernizando o sistema e ampliando a eficiência do processo de tratamento. Também foi intensificada a limpeza e desinfecção periódica dos reservatórios de água tratada, reforçando o controle de qualidade antes da distribuição à população.
Nos sistemas de captação das regiões de Brasília e Encantadas, a concessionária promoveu a limpeza e manutenção preventiva das baterias de poços rasos, aumentando a confiabilidade da captação subterrânea. Em Encantadas, foi executada ainda uma nova bateria de poços rasos, ampliando a capacidade de captação de água bruta para enfrentar o aumento da demanda na alta temporada.
Como medida adicional, foram instalados cinco novos reservatórios na ETA Encantadas, que foram levados até a Ilha do Mel via transporte aéreo por helicóptero, ampliando a capacidade de reservação em 100 mil litros de água, ação estratégica para garantir maior segurança operacional nos períodos de maior consumo.
Medidas estruturais e operação integrada
Como parte das ações do Plano Verão, também foram mobilizados dois reservatórios flexíveis adicionais de 150 m³ cada, aumentando em cerca de 53,6% a capacidade total de reservação do sistema, reforçando a segurança operacional em um período de elevada demanda.
Para assegurar a continuidade do abastecimento durante toda a alta temporada, a concessionária manteve uma operação especial de prontidão, com cerca de 20 profissionais atuando de forma integrada nas áreas operacional, eletromecânica, tratamento e comercial, garantindo respostas rápidas a qualquer intercorrência.
As ações do Plano Verão 25/26 demonstram que o planejamento preventivo, aliado à atuação coordenada das equipes e aos investimentos estruturais, permitiram manter o abastecimento de água de forma contínua e estável na Ilha do Mel. Isso reforça o compromisso da concessionária com a melhoria contínua dos serviços e a qualidade de vida de moradores e visitantes.
Sobre a Paranaguá Saneamento – Por meio de concessão plena, a concessionária é a responsável pelo gerenciamento e a operação de sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário da cidade. A Paranaguá Saneamento atende o município de quase 155 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Desde 2017, faz parte do Grupo Iguá, companhia que está presente em seis estados brasileiros e alcança cerca de 6 milhões de pessoas, com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.
Sobre a Iguá Saneamento: A Iguá Saneamento é uma das maiores empresas do setor de saneamento no Brasil, com operações em 121 municípios de seis estados: Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe. A empresa presta serviços de saneamento básico que beneficiarão aproximadamente 6 milhões de pessoas nas áreas atendidas, por meio de concessões e parcerias público-privadas. A companhia é signatária do Pacto Global da ONU e atua nos Movimentos 2030, com foco na segurança hídrica, redução de emissões de CO₂ e aumento da diversidade na liderança. Em 2024, foi eleita pela oitava vez consecutiva como excelente empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Saiba mais em www.igua.com.br.


