Foto: Divulgação
A Iguá Saneamento promove, pelo quarto ano consecutivo, uma série de ações em alusão ao Dia Mundial do Banheiro, celebrado em 19 de novembro e instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) para reforçar a importância do acesso a banheiros e saneamento seguros e adequados. A iniciativa, que integra o pilar de Saneamento inclusivo, dentro da estratégia de Responsabilidade Social da companhia, contempla reformas e melhorias estruturais em sanitários de instituições sociais localizadas em seis estados: Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Alagoas, Sergipe e Paraná, regiões onde a Iguá atua.
“Falar sobre banheiros é falar sobre dignidade, saúde e cidadania. Ainda há milhões de brasileiros sem acesso a esse direito básico, e é nosso papel contribuir para transformar essa realidade. Cada banheiro reformado representa um espaço mais seguro e humano, especialmente para crianças e idosos”, afirma Natália Menezes, gerente de Responsabilidade Social da Iguá Saneamento.
Entre 2022 e 2024, já foram 26 banheiros reformados em 20 instituições, quatro delas em Paranaguá, como escolas públicas, ONGs, abrigos e centros comunitários, beneficiando cerca de 4.600 pessoas. As ações previstas para 2025 abrangem instituições sociais localizadas em oito regiões de atuação da companhia, com entregas já realizadas ou em andamento nas operações.
Foto: Divulgação
Neste ciclo, as melhorias incluem locais como o Noiz Projeto Social, no Rio de Janeiro; o Projeto Curumim, em Atibaia; a Casa da Solidariedade Mãe Joana, em Cuiabá; e a Fundação Antônio Jorge, em Arapiraca. Também foram contemplados banheiros públicos em Miguel Pereira, localizado no Lago de Javary, ponto turístico da cidade, e em Paty do Alferes, no Ginásio Hugo Bernardes Filho, além de escolas e associações comunitárias em Sergipe e o Centro Cultural Cecília Correia de Carvalho (5C), em Paranaguá.
A Paranaguá Saneamento, empresa do Grupo Iguá, reafirma seu compromisso com a dignidade, a saúde e o bem-estar da população, por meio de uma ação que une propósito e responsabilidade social. A obra contemplou reparo hidráulico, conserto de vazamentos, instalação de barras de segurança, pintura, revestimento, iluminação e substituição de portas e fechaduras, garantindo mais conforto, segurança e acessibilidade às crianças atendidas.
"A nossa companhia acredita que saneamento é mais do que infraestrutura é transformação social, é estar presente nas necessidades da comunidade em que atuamos. Sabemos o quanto é necessário um banheiro com instalações adequadas e com acessibilidade que atender as crianças, os profissionais e os voluntários do projeto 5C", enfatizou o Diretor Geral da Paranaguá Saneamento, Wagner Souza.
"Uma das primeiras coisas que observamos em instituições parceiras é a condição dos banheiros. O acesso ao saneamento básico é um direito de todos e, quando oferecemos esse cuidado, estamos entregando dignidade e qualidade de vida”, destacou o coordenador de Sustentabilidade da Paranaguá Saneamento, Edenilson Reveno Machado.
Para o idealizador do Centro Cultural 5C, João Costa Júnior, a reforma representa muito mais do que melhorias físicas. “Receber essa benfeitoria é saber que as crianças agora têm um espaço limpo, seguro e digno. Esse cuidado desperta neles o sentimento de pertencimento e respeito”, disse.
Com ações como essa, a empresa segue firme em sua missão de cuidar da água, das pessoas e do futuro, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento das comunidades onde atua.
Segundo o Instituto Trata Brasil, 1,3 milhão de moradias ainda não possuem banheiro de uso exclusivo, afetando cerca de 4,4 milhões de pessoas no país. A ausência de infraestrutura adequada impacta diretamente a saúde e a dignidade, sendo uma das causas de doenças de veiculação hídrica e de afastamento escolar.
“Acreditamos que o banheiro é a base da dignidade e saúde. Neste Dia Mundial do Banheiro, reafirmamos que o acesso ao básico é fundamental para o desenvolvimento dos territórios onde atuamos. Nosso compromisso é seguir ampliando essas ações e fortalecendo a presença da Iguá como agente de transformação social, construindo uma atuação que gera impactos reais e legados duradouros nessas regiões e que vai além da infraestrutura”, destaca Menezes.


