A vacinação contra a gripe Influenza segue até 1.º de junho nos 19 postos de saúde de Paranaguá. Iniciada em 23 de abril a campanha ainda não atingiu a meta de imunizar 27.156 pessoas. Somente 57,57% deste total foi atingido, com 15.636 doses aplicadas.
A baixa procura está preocupando as autoridades sanitárias. Para o secretário municipal de Saúde e Prevenção, Paulo Henrique de Oliveira, é importante que pessoas que estão sendo beneficiadas pela campanha façam as vacinas o quanto antes. “É importante não deixar para última hora e evitar os transtornos que podem surgir nos últimos dias, com filas extensas e, conseqüente, demora no atendimento”, aconselha o secretário.
Podem se vacinar contra a gripe Influenza pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a 4 anos, gestantes, puérperas (em até 45 dias após o parto), profissionais de saúde, indígenas, portadores de doenças crônicas, população privada de liberdade (presos), funcionários do sistema prisional e professores das instituições públicas e privadas.
Os números divulgados pelo Departamento de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção (Semsap) apontam que dos 15.636 vacinados até agora quase metade é composta por pessoas com mais de 60 anos, com um total de 7.587 doses. Mais 3.488 foram direcionadas para pessoas com comorbidades. Elas têm doenças crônicas como a respiratória, cardíaca, renal, hepática, neurológica, diabetes, obesos, imunosuprimidos, transplantados e trissomias.
SECOM