Foram aproximadamente 13 toneladas de pescados vendidos por permissionários de Paranaguá e do Litoral

Com turistas de vários estados e outros países, a grande maioria dos participantes da festa classificou evento como bom/ótimo, onde mais de 96% de pessoas de fora do Litoral recomendariam Paranaguá para visita de amigos e familiares.

Com turistas de vários estados e outros países, a grande maioria dos participantes da festa classificou evento como bom/ótimo, onde mais de 96% de pessoas de fora do Litoral recomendariam Paranaguá para visita de amigos e familiares. Foto: PMP

No domingo (09), foi encerrada na Praça de Eventos Mário Roque a 7ª Festa Nacional da Tainha com um balanço positivo de comercialização de produtos, vinda de turistas e aprovação pelos participantes do evento, que comercializou um total de 12,9 toneladas de pescados, com produção e venda realizada por pescadores artesanais de Paranaguá e do Litoral e permissionários de bairros e ilhas de Paranaguá, bem como pelos municípios vizinhos de Guaraqueçaba e Pontal do Paraná. 

O prefeito Marcelo Roque comemorou o resultado positivo, que superou o número de vendas recorde de 2016 em mais de uma tonelada, tornando a primeira Festa da Tainha organizada pela atual administração como uma das maiores de todos os tempos. 

De acordo com dados divulgados pels secretariais municipais de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) e de Cultura e Turismo (Secultur), entre os produtos comercializados, constaram principalmente a tainha e o camarão. Somente de tainha, mais de 11,3 toneladas foram degustadas na festa, enquanto cerca de 8,8 toneladas de camarão foram vendidas. 16 stands com permissionários das localidades do Amparo, Vila Guarani, Ilha dos Valadares, Piaçaguera, Ilha do Teixeira, Ponta de Ubá, Barra do Sul, Ilha do Mel, bem como dos municípios de Guaraqueçaba e Pontal do Paraná, foram responsáveis pela venda dos produtos, algo que gerou renda à centenas de famílias de pescadores artesanais do Litoral. 

“Estou bastante feliz com a Secretaria de Cultura e Turismo e com as demais pastas envolvidas com os festejos da cidade. Esta foi a melhor Festa da Tainha de todos os tempos e com avaliação extremamente positiva por turistas do Paraná e de fora do estado. Iniciamos com um show maravilhoso com o Luan Santana e ainda tem muito por vir com a Feira das Nações e o aniversário da cidade. Com isso quem ganha é o povo parnanguara e também as pessoas de fora que vêm conhecer o berço da civilização de todos os paranaenses”, afirma o prefeito Marcelo Roque. "O objetivo é fomentar o turismo local. Estamos fixando um quadro de eventos amplo e bem organizado em Paranaguá. Neste ano faremos a primeira edição da Festa do Caranguejo, que será no início da temporada e criará mais um evento positivo para nossos pescadores, turismo e para a economia local", completa.

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Foto: Juliana Leandro

Movimentação

A Festa da Tainha movimentou a Praça Mário Roque durante 19 dias e foi iniciada com o "pé direito" com o show nacional do cantor Luan Santana, que ocorreu no dia 21 de junho e levou mais de 50 mil pessoas ao evento, divulgando positivamente a Festa da Tainha para todo o Paraná e o Brasil. Posteriormente, dezenas de shows com artistas internacionais, nacionais e locais foram realizados no palco da festa, com fechamento realizado na noite deste domingo (09) pela dupla João Marcos e Thiago e pela banda Saphato Velho, com um público de 10 mil espectadores. 

O show de Luan Santana e de todos os artistas vieram sem gasto nenhum de recursos públicos, pois foram trazidos por meio de iniciativa público- através de termo de cooperação entre a Prefeitura de Paranaguá e a empresa Centro de Eventos Morro do Cristo, de Curitiba, com base na Lei Municipal 3.650/2017. Todo o processo de contratação foi realizado com respeito à transparência, sem causar nenhum ônus financeiro ao município, onde a Prefeitura está à disposição do Ministério Público do Paraná (MPPR), autoridades e sociedade para prestação contínua de contas.

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Foto: Juliana Leandro

Pesquisa de satisfação aponta aprovação positiva de consumidores e turista

Uma pesquisa de satisfação com os participantes do evento foi realizada por equipe técnica da Secultur e, de acordo com os dados obtidos, a maioria dos consumidores definiu a qualidade do atendimento e dos produtos como boa ou ótima, avaliando também positivamente a higiene das barracas. A infraestrutura do município também foi bem destacada, onde classificaram como fatores positivos principalmente a iluminação pública, segurança e limpeza urbana. A média de consumo por foi de R$ 100,00, número comercial positivo levando em consideração que a tainha recheada com acompanhamentos, carro-chefe do evento, custou R$ 55,00, uma das mais baratas do Litoral. 

Além de atrair milhares de cidadãos de Paranaguá como uma opção de lazer local, a Festa da Tainha trouxe turistas principalmente de outros municípios litorâneos e de Curitiba, porém, muitos de mais longe vieram para o evento parnanguara, incluindo pessoas do interior do Paraná, de Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e até mesmo da China. 96,2% dos turistas ressaltaram que "recomendariam que familiares ou amigos conhecessem Paranaguá." 

"Junto ao carnaval, este foi o segundo evento de grande porte que realizamos e consolidamos um retorno positivo da sociedade e dos turistas. A intenção é cada vez mais melhorarmos o nosso receptivo e a organização como um todo. O turismo será um importante alicerce da nossa administração, onde a realização destas festividades é essencial para alavancar a vinda de turistas e divulgar Paranaguá para todo o Brasil, movimentando a nossa economia positivamente", finaliza o prefeito Marcelo Roque. 

Com PMP/Jornalista: Leonardo Quintana Bernardi 

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