O prefeito Marcelo Roque assinou a ordem de serviço da contratação da empresa que executará as obras de pavimentação do trecho inicial da Avenida Senador Atílio Fontana até a Estrada Velha de Alexandra compreendendo 9,4 km de rodovia.
Um investimento de R$ 63 milhões vai garantir um percurso mais seguro para veículos leves e pesados, uma vez que a avenida é uma das vias públicas com intenso fluxo de caminhões e também serve para o tráfego de carros e motos de homens e mulheres que moram e que trabalham na região.
A avenida compreende o trecho entre a Avenida Ayrton Senna (BR 277) localizada no Parque São João até a Estrada Velha de Alexandra, passando por aproximadamente, 40 empresas de pequeno a médio porte e 24 empresas de grande porte, gerando 1.500 empregos diretos e mais de 5 mil indiretos.
A obra vai gerar um grande impacto da área industrial que foi sendo estabelecida na região ao longo dos anos e será executada pelo Consórcio Alexandra, formado pelas empresas Copasa, BRF e Serra da Prata.
Além dos funcionários e empresas, os moradores dos bairros atendidos pela avenida, assim como a Alexandra, serão beneficiados com mais opção de acessibilidade, transporte mais integrado e percurso mais seguro.
“Essa obra é aguardada há muitos anos pelos moradores da região e haverá uma grande geração de emprego e renda”, confirmou o prefeito durante a solenidade de assinatura. “Será uma obra de qualidade com um diferencial desde a base no asfalto que terá um metro de profundidade, o dobro do que tem numa via normal por causa do alto fluxo de veículos pesados, e a obra também vai contemplar o alargamento de pista em alguns trechos da estrada e drenagem em toda a extensão, além da ciclovia para os trabalhadores e atendendo todos os moradores do segundo maior bairro de Paranaguá que é Alexandra”, completou o prefeito Marcelo Roque.
O secretário de Obras, Ildeivan da Silva Júnior, lembrou que o prazo de execução dos serviços é de 540 dias e que os moradores dos grupamentos de casas e proprietários das chácaras já estabelecidas também serão beneficiados com os serviços que serão executados. “Um marco histórico para a cidade de Paranaguá. Sou filho de caminhoneiro e sei como os caminhoneiros que usam esta via para circulação de produtos e geração de renda”, disse.
“Serviços de drenagem, pavimentação, iluminação e sinalização horizontal e vertical fazem parte deste grande projeto”, reforçou o secretário.
A obra vai acelerar o desenvolvimento e melhorar a vida de milhares de parnanguaras. Trata-se de uma via que impulsiona a área industrial e expande fronteiras com as atividades portuárias. Seu percurso é equiparado a de uma rodovia e em função de tratar-se de uma obra de alta complexidade
O vereador Luiz Maranhão, que faz parte do comitê de assuntos portuários da Câmara de Vereadores, lembrou que a região a ser beneficiada tem empresas de grande porte como a BR Foods, que produz a margarina Qualy, um produto reconhecimento internacionalmente. “Lembro que o prefeito prometeu que iria fazer essa obra e hoje tenho a agradecer pela palavra empenhada com os que mais precisam do poder público”, destacou.
Em nome da Câmara, o vereador Nilson Diniz, também usou da palavra lembrando do desenvolvimento que a obra vai garantir à região. “E outros benefícios serão gerados como a possibilidade de instalação de novas empresas”, disse. O vereador Júnior Leite reforçou que trata-se de um momento histórico. “Fico orgulhoso de fazer parte da liderança de governo e colaborar com votações como a aprovação dos recursos para uma obra tão importante”.
O presidente da Câmara, Fábio Santos, parabenizou a todos aqueles que colaboraram na tramitação do processo para que chegasse a este dia da assinatura da ordem de serviço. “Empresas e moradores serão beneficiados e não são apenas aqueles que estão na região hoje, mas todos aqueles que resolverem investir na região”, declarou.
A solenidade de assinatura foi prestigiada pelo vice-prefeito, José Carlos Borba, que, como empresário na área de transporte, que reforçou os pedidos que ele mesmo fez e que recebeu de empresários da cidade para a recuperação da Avenida Senador Atílio Fontana. “Essa obra garantirá benefícios e desenvolvimento para a região, assim como para a cidade”, completou.
Jornalista: Luciane Chiarelli