Em decorrência da falta da vacina em todo o país, medidas precisam ser adotadas para evitar desperdício de doses

“Nosso intuito é de que todas as crianças na faixa etária preconizada sejam vacinadas, por isso, não podemos desperdiçar doses da vacina BCG”, salienta a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro. A vacina BCG está apresentando falta em todo o Brasil, com isso, Estados e municípios têm recebido menor quantidade de doses.

“Quando o frasco com as doses é aberto, é preciso que todas sejam utilizadas em curto prazo de tempo. De outra forma, precisamos descartá-las. Neste momento em que estamos recebendo um menor número de frascos, precisamos centralizar a aplicação e criar um cronograma para que um número maior de crianças tomem a vacina no mesmo dia, evitando que doses sejam jogadas fora”, explica.

Para evitar o desperdício e garantir que haja vacina para todas as crianças com faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde criou um cronograma com datas e unidades que contarão com doses da vacina BCG a partir de segunda-feira, 16. Confira:

UNIDADE DE SAÚDE DA SERRARIA DO ROCHA – nas TERÇAS-FEIRAS das 8h30 às 11h e das 13h30 às 16h

UNIDADE DE SAÚDE LEBLON – nas QUARTAS-FEIRAS das 8h30 às 11h e das 13h30 às 16h. Nesse dia da semana, a unidade aplicará apenas a BCG. Outras vacinas continuarão sendo aplicadas nas segundas, terças, quintas e sextas-feiras.

UNIDADE DE SAÚDE DA VILA GARCIA – nas QUINTAS-FEIRAS. Nesse dia da semana, a unidade aplicará apenas a BCG. Outras vacinas continuam sendo aplicadas nas segundas, terças, quartas e sextas-feiras.

UNIDADE DE SAÚDE DO JARDIM IGUAÇU – nas segundas-feiras das 8h30 às 11h e das 13h30 às 16h.

UNIDADE DE SAÚDE EMIR ROTH, NA ILHA DOS VALADARES – Funciona com sistema de agendamento. A vacina BCG é aplicada uma vez ao mês. Em março será dia 25 e em abril as aplicações ocorrerão no dia 29.

“As unidades ficam em regiões diferentes umas das outras justamente para que todas as localidades possam contar com o atendimento o mais próximo possível de sua residência. As unidades do Leblon e Vila Garcia tem uma alta demanda de público, por isso, nas datas citadas, apenas serão aplicadas as doses de BCG, mas nos demais dias da semana, a população conta com as outras vacinas normalmente”, orienta Lígia Regina de Campos Cordeiro.

A vacina BCG previne contra o vírus da tuberculose e deve ser aplicada ao nascer ou durante o primeiro mês de vida.

Deixe o seu comentário