Os operários estavam alojados em barracos de lona, e não tinham acesso a banheiros e nem à água potável.
Foto: Ministério do Trabalho

Quatro trabalhadores foram encontrados em situação análoga à de escravidão no interior do Paraná. A situação foi encontrada por fiscais do Ministério do Trabalho em uma pedreira em Diamante do Oeste, na região oeste do estado. Os operários estavam alojados em barracos de lona, e não tinham acesso a banheiros e nem à água potável.

Os funcionários das pedreiras recebiam por produção na quebra de pedras, com remuneração de R$ 1.300,00 por mês. Eles não recebiam equipamentos de proteção individual para a execução dos serviços.

Publicidade

A equipe de fiscalização constatou ainda que os trabalhadores não tinham carteira assinada. Após o resgate, o Ministério do Trabalho passa a cobrar as verbas rescisórias, bem como o depósito de INSS e do FGTS da empresa. Os trabalhadores recebem um seguro-desemprego especial, no valor de um salário mínimo, pelo período de três meses.

O flagrante de situação análoga ao trabalho escravo ocorreu durante uma fiscalização realizada pelo Ministério do Trabalho, em parceria com Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho, Defensoria Pública da União e Polícia Federal, nas cidades de Campina da Lagoa, Céu Azul, Diamante do Oeste, Tapejara e São Jorge do Patrocínio.

A operação ocorreu entre os dias 22 de maio e 1º de junho, mas foi divulgada somente nesta terça-feira (06). Além dos quatro trabalhadores resgatados, outros 53 funcionários tiveram seu registro regularizado em carteira de trabalho.  No total, foram lavrados 80 autos de infração, principalmente pela falta de registro em carteira e pelo não fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual. Em uma das propriedades foram encontrados sete menores. Eles foram afastados das atividades e receberam verbas rescisórias.


Este conteúdo foi originalmente publicado no portal CBN

Repórter Karina Bernardi/CBN
Publicidade

Deixe o seu comentário