Município aparece com alimentação positiva e atualizada com 94,54% das vacinas recebidas já realizadas entre as maiores cidades do Estado

O Tribunal de Contas do Paraná está cobrando dos 399 municípios do Estado a atualização tempestiva dos dados da vacinação contra a Covid-19 no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (Novo SI-PNI), operado pelo Ministério da Saúde. Levantamento realizado pelo TCE-PR em parceria com a Superintendência da Controladoria-Geral da União (CGU) no Paraná identificou defasagem na alimentação do sistema, contrariando a Lei nº 14.124/21.

O levantamento da CGU no Paraná considerou as doses aplicadas até o dia 28 de abril. Naquele momento, de acordo com informações repassadas pelas prefeituras ao SI-PNI, o percentual médio de aplicação era de 75% das doses recebidas pelos municípios - abaixo do índice de 85% considerado bom pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Grande número de municípios paranaenses estava abaixo de 60% no índice de aplicação da vacina, desempenho considerado insuficiente. O espectro de variação se estendia de 12,2% a 104,5%. Essa última situação, em que o número de imunizados supostamente ultrapassou a quantidade de doses recebidas, comprova claramente uma situação de discrepância entre a aplicação de vacinas e o registro dos dados.

Na lista, Paranaguá alcançou alimentação positiva e atualizada com 94,54% das vacinas recebidas já realizadas. Como os números também representam a aplicação com segunda dose, uma porcentagem ainda estava sendo utilizada no período. Faltando pouco mais de 5% para totalizar os 100% das doses recebidas.

“Paranaguá tem sido modelo em vacinação com uma estrutura preparada especialmente para esse serviço, além de contar com um grande número de profissionais agilizando o trabalho e diminuindo o tempo de espera das pessoas que buscam o espaço. Em paralelo, temos todo o cuidado e seriedade na conferência e controle de lotes, público alvo indicado e a alimentação das informações no sistema do Ministério da Saúde gerando ainda mais transparência na informação”, salienta a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro.

Paranaguá apresentou melhores resultados na atualização também se comparado a municípios com maior ou semelhante número populacional. É o caso de Apucarana que no período avaliado pelo CGU apresentava registro de 12,12% das doses recebidas/aplicadas. Paranaguá também ficou à frente na atualização de dados se comparada com Toledo (78,23%), Curitiba (87,26%), Pinhais (88,74%), entre outras.

Jornalista: Flávia Adans

Deixe o seu comentário