Promovido pelo Terminal, iniciativa levou cursos e mentorias para empreendedores locais de seis comunidades na região da Baía de Paranaguá

Na última terça-feira, 26 de março, representantes do setor de turismo de Paranaguá e do estado do Paraná participaram da visita técnica às comunidades de Ponta de Ubá, Ilha do Amparo e Piaçaguera atendidas pelo projeto Turismo de Base Comunitária, promovido e financiado pela empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, a TCP, e executado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Paraná, o Sebrae/PR.

 “A TCP financiou o projeto Turismo de Base Comunitária porque acredita que apoiar o empreendedorismo sustentável nas comunidades que vivem no entorno da baía de Paranaguá é uma iniciativa importante para garantir a preservação do meio ambiente, bem como para valorizar a cultura local. A geração de renda para a população fortalece a autonomia e autoestima da comunidade enquanto gestores do próprio negócio", explica Rafael Stein, gerente institucional, jurídico e regulatório da TCP.

 Participaram da visita representantes da Secretaria de Estado do Turismo (Setu), Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Paranaguá (Secultur), da ONG Coalizão pelo Impacto, da empresa de consultoria ambiental contratada pela TCP, Acquaplan, da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), entre outros. Além de conhecer os negócios conduzidos pela comunidade local, que vão desde hospedagens e restaurantes, passando por serviços como os oferecidos por barqueiros e guias turísticos, os visitantes puderam trocar experiências com os empreendedores, compreendendo melhor os benefícios gerados pelo projeto e quais são os desafios a serem superados.

 O gerente da Regional Leste do Sebrae/PR, Weliton Perdomo, destacou que “a proposta do projeto e das ações é potencializar o que está sendo bem-feito, contribuir com técnicas e apresentar boas práticas que podem profissionalizar o atendimento. Uma das formas de fazer isso é unindo instituições públicas e privadas, em todas as esferas, ao lado de agências e associações, uma construção de parcerias e se preocupando com a educação ambiental, preservação e acessibilidade”.

 Na primeira parada, feita em Ponta do Ubá, onde residem aproximadamente 100 pessoas, a empreendedora Glory do Nascimento Alexandre, de 73 anos, recebeu os visitantes com um café da manhã preparado com ingredientes locais, como pastel de camarão e bolinho de banana da terra. Ela contou que já chegou a receber grupos grandes de visitantes como escoteiros e até mesmo turistas estrangeiros. “Nosso desejo é o de seguir recebendo esses visitantes. Eu gosto muito de receber, de conversar e de rir com o pessoal que vem nos conhecer”

Além das localidades de Ponta de Ubá, Ilha do Amparo e Piaçaguera, onde aconteceram as mais recentes visitas técnicas, também fazem parte do projeto as comunidades de Eufrasina, São Miguel e Ilha dos Valadares. O Projeto Turismo Caiçara faz parte do Programa de Educação Ambiental às Comunidades da TCP, que atende à condicionante da Licença de Operação Nº 1356/2016 – 1ªRet. 1ªRenovação do IBAMA.

da Assessoria

Deixe o seu comentário