“A Hora H Contra o Mosquito da Dengue do sábado de Carnaval foi um sucesso. Nossas 22 regionais de saúde organizaram ações em todos os municípios com o apoio de instituições religiosas, clubes de serviço, empresas e prefeituras”, disse o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto. “Agora, com o apoio do Exército, queremos que a Hora H seja uma rotina semanal de cada cidadão paranaense”, afirmou.
Em reunião nesta quinta-feira (11), no gabinete do secretário, em Curitiba, o Comando do Exército e da Defesa Civil Estadual participaram de vídeoconferência com as 22 regionais de saúde para organizar a ação deste sábado.
“Considerando o agravamento das epidemias causadas pelo mosquito e das sérias consequências que trazem à população, as Forças Armadas integram-se aos esforços dos governos federal, estaduais e municipais no combate à proliferação do mosquito”, informou em nota o Comando da 5ª Divisão do Exército, que coordena a mobilização no Paraná.
As Forças Armadas definiram sua participação no combate ao mosquito da dengue em três fases. A primeira, neste sábado, será focada no Dia Nacional de Conscientização com distribuição de material educativo. No período de 15 a 19 de fevereiro os militares reforçarão as visitas domiciliares em apoio às atividades dos agentes municipais e estaduais. A terceira fase, ainda sem data definida, será de conscientização nas escolas.
No sábado (13), às 10 horas, o secretário Michele Caputo Neto visita o Centro de Operações da 5ª Divisão do Exército, em Curitiba. No mesmo horário, a participação do vice-presidente.
DEFESA CIVIL – O major PM Antonio Hiller, da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Paraná, informou que as coordenações regionais e municipais da Defesa Civil participarão das três fases da mobilização nacional, assim como foi feito na campanha estadual.
“As nossas equipes regionais e municipais irão compor os gabinetes de gestão dessas operações para que haja apoio operacional e de recursos, quando necessário, e assim cumpramos o principal objetivo que é o combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya”, disse o major.
PARANAGUÁ – Em Paranaguá, no litoral do Estado, a Aeronáutica vai auxiliar as equipes de saúde num mutirão de limpeza e conscientização que acontece nesta sexta e sábado (12 e 13). São 150 militares que se unem a 200 profissionais da prefeitura de Paranaguá e 20 servidores da 1ª Regional de Saúde. No sábado, 60 profissionais da Marinha também irão compor as equipes de trabalho no município.
CASCAVEL – O município de Cascavel, na região oeste, prepara uma grande mobilização para a segunda-feira (15). O secretário Michele Caputo Neto participa do evento de largada do mutirão, que acontecerá em frente à prefeitura, às 7h30. A ‘Hora H’ de Cascavel tem a parceria com o Governo do Estado, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Exército, Unioeste, Associação Comercial, OAB, Sindicatos, entre outras entidades da sociedade civil organizada.