Os técnicos do TCE-PR perceberam que grande parte das câmaras municipais afirmaram que não sabem julgar as contas dos prefeitos ou que não sabem quais as providências devem ser tomadas após o julgamento.
O presidente do TCE-PR, conselheiro Ivan Bonilha, entre a diretora-geral, Daniele Carriel Stradiotto; a coordenadora-geral, Bárbara Gonçalves Pereira; o diretor da DEX, Marcelo Lopes, e o seu adjunto, Ricardo Olivastro

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) vai aumentar a cobrança sobre as câmaras municipais quanto ao julgamento das contas dos prefeitos. Baseando-se nas informações do relatório elaborado pela Diretoria de Execuções (DEX) do Tribunal, a corte de contas pretende priorizar a fiscalização dos Legislativos municipais que não informaram sobre o julgamento dos respectivos Executivos.

Os municípios com maior número de contas julgadas irregulares serão incluídos no Plano Anual de Fiscalização (PAF) do TCE-PR. O ranking que relaciona as câmaras de acordo com o número de contas dos prefeitos julgadas nos últimos 8 anos será encaminhado ao Ministério Público Estadual (MPE).

Após o trânsito em julgado da prestação de contas anual do prefeito, o Tribunal encaminha seu parecer (recomendando a aprovação, aprovação com ressalvas ou desaprovação das contas) à respectiva câmara municipal. A legislação determina que cabe aos vereadores fazer o julgamento definitivo das contas. Mas é função do TCE encaminhar o resultado desse julgamento à Justiça Eleitoral. Para desconsiderar a conclusão do parecer do Tribunal de Contas são necessários dois terços dos votos dos vereadores.

Relatório

O levantamento da DEX aponta que das 2.238 prestações de contas que tiveram pareceres prévios emitidos pelo TCE-PR, entre 2007 e 2014, apenas 1.365 (61%) foram julgadas pelos Legislativos municipais.

O estudo contou com a participação de 94% das 399 câmaras municipais paranaenses, por meio de respostas aos questionários enviados pelo Tribunal, e considerou as informações por elas prestadas até o dia 11 de janeiro. O trabalho aponta que o TCE-PR emitiu, em média, pareceres sobre as contas de 94,58% dos municípios paranaenses entre 2007 e 2011, mas a média de julgamentos pelos Legislativos municipais nesse período é de apenas 57,82%.

O relatório com a lista dos municípios que tiveram as contas do poder Executivo julgadas pelas câmaras municipais, demonstrando o resultado desses julgamentos em relação aos pareceres prévios emitidos sobre as prestações de contas dos prefeitos, foi apresentado pelo diretor da DEX, Marcelo Lopes, e pelo seu adjunto, Ricardo Olivastro, ao presidente do TCE-PR, conselheiro Ivan Bonilha, em 29 de março. Também estavam presentes a diretora-geral, Daniele Carriel Stradiotto; e a coordenadora-geral do Tribunal, Bárbara Gonçalves Pereira.

Os profissionais da unidade técnica que acompanha a execução das decisões do Tribunal destacaram que as contas com parecer prévio do TCE pela desaprovação demoram mais tempo para serem julgadas pelas câmaras. Mas eles também ressaltaram que houve um aumento no número de contas julgadas pelos Legislativos municipais quando são provocados pela corte.

Segundo a equipe da DEX, 3,8% dos julgamentos das câmaras desconsideraram os pareceres prévios emitidos pelo TCE-PR, sendo a que a maioria dessas mudanças envolveu a aprovação de contas que tinham parecer do Tribunal pela irregularidade.

Deixe o seu comentário