São realizados bailes a cada 15 dias no Mercado do Café, com os grupos da cidade. A Secultur oferta oficina de Fandango, as aulas são ministradas pelo Mestre Zeca.

A Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, (Secultur), está mantendo viva a tradição do Fandango na cidade. Além dos bailes que acontecem a cada 15 dias, é ofertada oficina para quem quer aprender esta arte.

A viola e a rabeca dão o som e o tamanco é o principal instrumento do Fandango, afinal é ele que marca a batida e só os homens dão a batida dos tamancos, seguindo a tradição.

Desde 1993, vem sendo feito um trabalho de resgate em Paranaguá, para que fosse criado um grupo de Fandango e os mestres voltassem para o holofote cultural parnanguara e do litoral. Este resgate deu tão certo, que vários grupos surgiram na cidade.

Os grupos dos Mestres Romão, Brasílio, Pés de Ouro, Mandicuera animam os bailes que são realizados duas vezes por mês. 

O oficineiro José Martins Filho, o conhecido Mestre Zeca, é o responsável por ministrar as aulas de Fandango na quarta e quinta-feira, na Ilha dos Valadares e no sábado no Mercado de Artesanato. Vale destacar que as turmas não são fixas e os interessados podem participar das oficinas.

As pessoas interessadas em participar da Oficina de Fandango podem ir até os locais das aulas, na quarta e quinta as aulas acontecem das 16h às 19h e no sábado, no Mercado do Artesanato das 8h às 12h.

“A administração do prefeito Marcelo Roque, visa manter viva a cultura em nossa cidade, além de fomentar o turismo de Paranaguá”, salienta Harrison Camargo, secretário de Cultura e Turismo.

Vale destacar que neste sábado, dia 15, acontecerá o baile com o grupo do Mestre Brasílio, no Mercado do Café, das 22h até as 3h da manhã e os permissionários estarão com seus Box abertos para atender da melhor maneira possível quem for até o local para prestigiar esta ação da Secultur.

Deixe o seu comentário