Ação é preventiva para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue
reprodução

Mesmo com o trabalho dos agentes de endemias durante todo o ano, os dias mais quentes e chuvosos aliados ao descarte irregular de lixo e entulhos, são propícios para aumentar a proliferação do Aedes aegypti. Uma força tarefa está sendo preparada para evitar que ocorra maior incidência do inseto no município e aumento nos casos de dengue.

A Secretaria de Saúde com o apoio das demais secretarias municipais iniciará nesta semana ações concentradas em pontos estratégicos da cidade com recolhimento de entulhos e conscientização da população.

CRONOGRAMA

As Secretarias de Meio Ambiente, Obras, Segurança, Governo, Comunicação, além das demais pastas, estarão aliadas à Secretaria Municipal de Saúde em um mutirão de limpeza em bairros de Paranaguá. Para isso, um cronograma foi montado.

Nesta quarta-feira, 24, moradores nos bairros: Vila do Povo, Emboguaçu, Vila São Carlos e Vila Primavera deverão retirar seus entulhos dos quintais como podas de árvore, móveis, pneus, entre outros. As equipes da Secretaria de Meio Ambiente passarão para o recolhimento desses materiais. Os serviços continuarão na quinta-feira, 25.

Na sexta-feira, 26 será a vez dos bairros Jardim Iguaçu, Vila Marinho, Vila Alboit, Rocio e Jardim Guadalupe. Os moradores nessas localidades deverão colocar os entulhos para fora já na quinta-feira, 25.

Na segunda-feira, 1.º de março será a vez da força tarefa passar pelos bairros: Jardim Araçá, Serraria do Rocha, Vila Ruth, Vila Cruzeiro, Vila Paranaguá, Porto dos Padres, Vila Guarani, Portuária e Beira Rio.

Durante a retirada dos materiais, os agentes de endemias conversarão com os residentes orientando as formas de evitar criadouros para o inseto e conscientizando sobre o descarte correto do lixo domiciliar e entulhos.

Enquanto são eliminados criadouros, haverá ainda serviço com bomba costal com inseticida para eliminar mosquitos em sua fase adulta. Este é um início da força tarefa preventiva contra a dengue. Moradores em bairros que ainda não foram citados na ação, podem entrar em contato pelo número 3420-6058 para sanar dúvidas quanto a retirada de entulhos.

Denúncias sobre descarte irregular podem ser realizadas pelo número 3420-2967.

“Uma estrutura está montada para essa ação preventiva tanto com maquinários como com pessoal. Nossa meta é evitar a proliferação do Aedes Aegypti e consequentemente o crescimento no número de casos de dengue”, salienta o prefeito Marcelo Roque.

“Esta é uma ação preventiva de retirada de entulhos e conscientização dos moradores sobre o cuidado com seus quintais e o perigo de descartar entulhos e lixo irregularmente. Além de outras questões como aparência do bairro, refúgio para roedores, o descarte irregular acarreta em água parada, local propício para a criação do Aedes aegypti”, alerta a secretária municipal de Saúde.

Jornalista: Flávia Adans

Deixe o seu comentário