Além da limpeza, será feita a revitalização dos bancos e reforço na iluminação
PMP

A Prefeitura de Paranaguá iniciou a revitalização da Fontinha nesta semana. O prefeito Marcelo Roque passou pelo local para acompanhar os serviços de limpeza que já foram iniciados.

Serviços de capinação, limpeza da água e pintura da estrutura estão sendo feitos. O secretário de Meio Ambiente, Raphael Rolim de Moura, informou que ainda será feia a revitalização dos bancos do entorno, e a iluminação será reforçada.

“Estaremos ampliando os serviços nos próximos 30 dias”, lembrou o secretário.

O prefeito Marcelo Roque passou no local

O prefeito Marcelo Roque passou no local PMP

Fonte Velha ou Fontinha

Também chamada de “Fonte Velha” e “Fonte de Cima”, sua construção remonta ao século XVII e é a mais antiga construção em alvenaria militar do município. Olho d’água natural e potável, que os índios Carijós chamavam de Camboa, e que significava lugar de água boa, foi o primeiro reservatório de água do Litoral, servindo à vila e depois ao povoado de Paranaguá por mais de 200 anos.

De características nitidamente coloniais, foi construída com pedras que serviram de lastro aos navios negreiros originalmente. Abastecia os navios veleiros com “aguada”, que aportavam no Taguaré (primitivo nome no Rio Itiberê) como última etapa antes de cruzarem o oceano. No fundo escuro e misterioso do subsolo, há uma caixa que se alonga em galeria, atravessando a cidade no sentido leste-oeste, até a localidade Porto dos Padres. Dizem que semelhante saída servia de refúgio dos Jesuíta, quando da perseguição provocada pela Lei Pombalina, que baniu a Ordem do Brasil. 

SECOM



Publicidade

Deixe o seu comentário