Objetivo do encontro foi a troca de experiências para que os secretários municipais conheçam mais da realidade portuária em Paranaguá
PMP

Com o objetivo de promover a troca de experiências entre secretários municipais e representantes do porto, foi promovido um encontro entre lideranças políticas e empresariais na manhã desta sexta-feira, dia 18, no auditório da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa).

O prefeito Marcelo Roque participou do encontro que também reuniu empresários de Paranaguá que têm projetos para a cidade em curto e médio prazo.

“O município quer o progresso, geração de renda e emprego. Com este objetivo já conseguimos destravar situações como Moinho Iguaçu que estava há quase dois anos parado e a situação do Shopping que, há 4 anos, estava sem solução”, lembrou o prefeito.

A iniciativa do encontro foi da Comissão de Assuntos Portuários e Turísticos da Câmara de Vereadores. O portuário, vereador e presidente da Comissão Luiz Maranhão destacou que a união entre o Município, o Governo do Estado e o Porto pode proporcionar avanços. “A ideia também era mostrar a estrutura portuária para secretários municipais afins com setores envolvidos na liberação de projetos”, garantiu Luizinho Maranhão que também reforçou que o trabalho é da Comissão formada pelos vereadores Nilo Monteiro e Tucano.

PMP

Cinco grupos de empresas portuárias estavam presentes, juntas elas têm projetos de mais de R$ 1 bilhão, de curto e médio prazo. “Além de investimentos, isso envolve geração de renda, de emprego e mais qualidade de vida para nosso povo”, reforçou Marcelo Roque.

Participaram do encontro representantes das empresas Harbor, Moinho Iguaçu, Fospar, Cargill e Gransol que foram recebidos, ainda, pelo diretor presidente da Appa, Lourenço Fregonese que fez uma explanação do avanço registrado pelo porto nos últimos anos. “Temos o maior pátio de guindastes do Brasil, o projeto do Cais Oeste está pronto e os terminais de granel líquido aumentaram significativamente a movimentação. Além disso, nós sabemos que 78% da arrecadação do município é oriundo dos serviços portuários, assim como 90% dos trabalhadores locais estão direta ou indiretamente ligados às atividades portuárias”, destacou Fregonese.

Ele anunciou, também, que no mês de julho, está previsto o lançamento da primeira estaca da ampliação do Berço 201 e lembrou da licitação, no mesmo mês, para área de veículos.

Representando os empresários, Waldemir Vale, diretor da Gransol, lembrou que está há 45 anos em Paranaguá e a empresa foi a primeira a fazer embarques por correias. “E nós temos projetos para ampliação das atividades e conseguimos investidor, porém, há necessidade de todas as licenças na mão para que o empreendimento caminhe. Parabenizo o prefeito Marcelo Roque por manter o diálogo, ao Luiz Maranhão pela iniciativa e Fregonese pela explanação”, disse Vale.

Os secretários de Meio Ambiente, Raphael Rolim de Moura, de Urbanismo, Felipe Constantino

e o Procurador Geral do Município, Ícaro José Wolski Pires acompanharam todo o encontro e participaram de uma visita ao cais do porto juntamente com servidores de cada secretaria convidada especialmente para este encontro.

Durante o passeio, todos puderam conhecer efetivamente como acontecem os embarques, a movimentação de fertilizantes, de grãos e dos graneis líquidos, assim como os contêineres. Tiveram acesso ao trabalho realizado por trabalhadores portuários avulsos, operadores portuários, portuários, entre tantos outros profissionais.

SECOM

Deixe o seu comentário