Reunião ocorreu na tarde desta quarta-feira, na Secretaria de Estado da Saúde, em Curitiba.

O prefeito Marcelo Roque participou de reunião com os secretários estaduais de Saúde, Beto Preto, e de Desenvolvimento Urbano, João Carlos Ortega, e Renato Adur (conselheiro da Casa Civil), para discutir a obtenção de recursos para o setor, na tarde desta quarta-feira (3), em Curitiba. Entre os temas estava a continuidade da construção da unidade de Encantadas, na Ilha do Mel, de um centro de especialidades que beneficie as cidades do litoral e ainda combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. 

A utilização de verba do programa Saúde do Viajante também estava na pauta. A comitiva do prefeito para a reunião incluiu os secretários municipais de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro, de Planejamento, Orçamento e Gestão, Sílvio Loyola, o recém-nomeado para a pasta de Cultura e Turismo, Ali Kadri, e o superintendente de Farmácia, Paulo Sérgio Charneski. 

Na oportunidade foi protocolada solicitação para que Paranaguá seja beneficiada com aplicação de inseticida com os carros de fumacê da Secretaria de Estado da Saúde. Isso porque levantamentos recentes das equipes de agentes de endemias apontam alto grau de infestação do mosquito em todas as regiões da cidade. “São demandas importantes que levamos aos secretários. Necessidades que temos e que certamente seremos atendidos, pois há a sensibilidade do Governo do Estado, na pessoa do governador Ratinho Júnior, e o interesse em investir mais no litoral”, destacou o prefeito. 

A secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro, defendeu a necessidade da aplicação do fumacê o quanto antes, tendo em vista que os levantamentos realizados em relação à infestação do Aedes Aegypti são “extremamente alarmantes”. “Estamos muito preocupados com a quantidade de mosquitos que estão sendo encontradas em todos os cantos da cidade. A situação é muito preocupante e esperamos que o Governo do Estado nos auxilie neste combate”, salientou a secretária. Beto Preto afirmou não ver problema na liberação e a definição dos detalhes se dará nos próximos dias. 

Com relação à unidade de saúde de Encantadas, na Ilha do Mel, o compromisso do secretário Beto Preto é que os recursos estaduais continuam garantidos para a conclusão. Uma equipe da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão está atualizando planilha de custos para ser iniciado novo processo licitatório, já que a empresa vencedora abandonou a obra. “Nossa equipe já está concluindo esses levantamentos. O importante é que o secretário Beto Preto garantiu que ela será concluída. A licitação deve ser finalizada em uns 120 dias, se tudo sair dentro do que prevê a lei e dos trâmites necessários”, comemorou o prefeito. Serão necessários outros cerca de 9 meses para a conclusão. 

CENTRO DE ESPECIALIDADES

O secretário Beto Preto solicitou que a Prefeitura de Paranaguá analise uma área para construção de um Centro de Especialidades, para atendimento médico que contemple todos os municípios da região. Também comentou que há a possibilidade de indicação de um prédio pronto, que tenha necessidade de reforma. A intenção é diminuir a necessidade de viagens de pacientes para consultas e tratamento com médicos especialistas em Curitiba e municípios da região. “O governador Ratinho Júnior quer muito que esse projeto saia do papel o quanto antes. Precisamos dessa indicação para darmos prosseguimento a ele”, salientou o secretário. Houve a discussão da escolha de uma área no Aeroparque, mas a definição se dará após reuniões com técnicos tanto do Governo do Estado como do município.

SECOM

Deixe o seu comentário