O secretário municipal de Meio Ambiente Raphael Rolim de Moura, o biólogo João Roberto Barros Maceno Silva e o engenheiro ambiental Vinícius Yugi Higashi participaram durante a manhã desta terça-feira, 2, do Seminário de Logística Reversa – Legislação e Prática, na Associação Comercial do Paraná, em Curitiba.
O evento contou com uma série de palestras voltadas ao assunto. Entre os palestrantes, o advogado Alessandro Panasolo, o bioquímico Henrique Mendes, Vinício Bruni, especialista em Gestão Pública, Edson Sadão Imoto, bacharel em Ciências Contábeis e Norman de Paula Arruda Filho, doutor em Gestão Empresarial Aplicada. Todos com amplo conhecimento e formações na área ambiental.
Para o secretário municipal de Meio Ambiente Raphael Rolim de Moura, seminários como esse são valiosos para cada vez mais Paranaguá evoluir no fortalecimento da gestão ambiental trocando informações e conhecendo novos instrumentos voltados ao cuidado com o meio ambiente. “Estamos fortalecendo a gestão ambiental em nosso município e trabalhamos muito forte para a implantação dos princípios da Política Nacional de Resíduos Sólidos”, destaca o secretário municipal de Meio Ambiente, Raphael Rolim de Moura.
LOGÍSTICA REVERSA
A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei Federal 12.305/2010) define logística reversa como um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.
Por meio deste instrumento, fabricantes, importadores, comerciantes e distribuidores de embalagens e de produtos comercializados em embalagens se comprometem a trabalhar de forma conjunta para garantir a destinação final ambientalmente adequada das embalagens que colocam no mercado.
+ Equipe feminina de futsal parnanguara está entre as melhores do Paraná
SECOM