A ação de plantio de flores amarelas e laranjas que aconteceu hoje (15) na praça Fernando Amaro é alusiva ao 18 de maio e que faz parte do mês de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
O evento foi uma iniciativa da Rede de Proteção em parceria com o Instituto Nacional do Trabalhador (INAT) que apresentou o projeto da ação para envolver as crianças de escolas estaduais e municipais para um momento de mobilização e conscientização da sociedade de modo a atuar na prevenção das violências.
“A Secretaria de Meio Ambiente foi um importante parceiro pois orientou as crianças quanto a organização do plantio”, explicou a secretária de Assistência Social, Ana Paula Falanga.
Foram mais de 80 mudas de plantas e plaquinhas com o número do disque 100 que serviram para quem passava ser conscientizado do número de telefone usado para denúncias sobre casos de abuso e violência.
A programação continua neste dia 16 (quinta-feira), com rodas de conversa com o tema “Escutar é Proteger” nas escolas Helena Viana Sundim e paralelamente no Colégio Carmem Costa, em Alexandra e Zilah Batista, às 9h e nas escolas Faria Sobrinho, Cidália Rebello Gomes, Porto Seguro e Colégio Morozoviski, a partir das 14h e ainda ocorrerá uma ação denominada Semáforo do Toque em escolas municipais.
Na sexta-feira, dia 17, ocorrerá o encerramento com o seminário de apresentação da Rede de Proteção e vídeo das ações dos dias 15 e 16 e palestra da Secretaria do Desenvolvimento Social e da Família do Paraná, no auditório da Isulpar, das 8h às 12h.
As ações fazem parte do projeto Cidade Protegida e Inclusiva encampado pela Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Paranaguá.
Jornalista: Luciane Chiarelli