Em 2021 o Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) investiu em infraestrutura e capacidade logística, bem como destinou parte dos recursos para ações em prol do meio ambiente, da saúde e da comunidade local

O novo ano iniciou de maneira promissora para o maior Terminal de Contêineres da América do Sul. A TCP - Terminal de Contêineres de Paranaguá acaba de divulgar o balanço de 2021 e encerrou o último ano com mais de 60 projetos socioambientais e econômicos planejados ou em execução. A empresa investiu um milhão de reais em programas socioambientais, beneficiando milhares de pessoas da comunidade local.

Localizada em Paranaguá, atualmente a TCP é a maior empregadora do Litoral do Paraná, com mais de 1,3 mil colaboradores. A empresa preza pela segurança, qualidade de vida e bem-estar na rotina, tanto dos funcionários, quanto dos moradores da região e, para assegurar tais benefícios, investe  fortemente em infraestrutura, segurança do trabalho e projetos que possam impactar toda a comunidade. Destacaram-se no último ano projetos que visam uma melhoria no dia a dia da comunidade, com foco no ensino de novas formas de gestão da economia familiar, apoio à ações de incentivo ao turismo e cultura locais e atividades voltadas à conservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável.

Crescer, juntos

  • Comunidade

Em benefício da comunidade local, foi realizada a elaboração do Plano de Comunicação Turístico de Paranaguá, visando atrair novas formas de renda para a população do município. Atualmente, a TCP  também está à frente da manutenção e regularização do trapiche da Cotinga, melhorando, assim, o embarque e desembarque dos moradores da Ilha. A empresa também presta apoio às populações indígenas locais, com seis projetos em desenvolvimento nas aldeias da região.

Destaca-se também o projeto “Troca Solidária”, onde os moradores trocam materiais recicláveis por produtos da cesta básica e higiene pessoal. O valor que o morador recebe pelo material recolhido é equivalente ao que ele ganharia fazendo a reciclagem e vendendo de fato para outras empresas do segmento. Porém, os valores dos produtos no mercado flutuante são até 50% menores do que nos mercados tradicionais. Só no ano de 2021, o projeto impactou 60 famílias de nove comunidades.

  •  Meio Ambiente

Reafirmando seus compromissos com o meio ambiente, a TCP realiza projetos de Educação Ambiental, tendo como objetivo conscientizar os trabalhadores a incorporarem, em suas atividades, procedimentos preventivos relacionados à saúde e ao meio ambiente, além de sensibilizá-los e mobilizá-los sobre a minimização ou amenização dos impactos ambientais e sociais causados pela TCP no Complexo Estuarino de Paranaguá.

Através do projeto “Troca Solidária”, a empresa viabiliza a transformação nas relações e atitudes entre indivíduos da sociedade e meio ambiente, atuando como ferramenta de reflexão, gestão e transformação ambiental. Vale destacar também projetos como o Plano de Arborização de Paranaguá, ofertando benefícios ecológicos, sociais e paisagísticos, e o Mutirão da Dengue, que no último ano distribuiu mais de 2 mil kits de prevenção a 600 famílias e também realizou um trabalho de conscientização com a população sobre as medidas de combate ao Aedes Aegypti.

  • Social

Em novembro, a empresa foi pioneira na realização de uma campanha de conscientização para o fim da violência contra mulher, em parceria com o Ministério Público do Trabalho e o Grupo Mulheres do Brasil. Foram realizadas rodas de conversas online e presenciais com a comunidade. Neste cenário, a TCP se compromete em viabilizar oportunidades de trabalho às mulheres em situação de violência de gênero atendidas pelo Sistema de Justiça e Assistência Social.



Deixe o seu comentário