EMPRESA JÁ DEIXOU O PAÍS UMA VEZ
O procurador-geral do Equador, Carlos Baca Foto: DANIEL TAPIA / REUTERS/ 2-6-2017

A Assembleia Nacional do Equador aprovou, na noite de terça-feira, uma proposta do partido governista Aliança País que prevê a expulsão da Odebrecht do país. O pacote anticorrupção, que deve ser sancionado pelo presidente, Lenin Moreno, inclui cinco ações. Entre elas criar uma comissão multipartidária que viaje ao Brasil e aos EUA em busca de informações sobre o caso, além de convocar várias autoridades para depor.

A empresa, segundo o pacote, deve ser investigada desde que começou a atuar no país, em 1987, realizando obras relacionadas a todos os níveis de governo. A construtora seria expulsa uma vez que acabe o processo de investigação e cumpra com “reparações integrais” aos cofres do país. Funcionários do alto escalão da Odebrecht devem permanecer no Equador até que as investigações sejam concluídas.

Publicidade

Segundo documentos do Departamento de Justiça dos EUA, a construtora brasileira pagou US$ 33,5 milhões de propina às autoridades locais.

A moção no Parlamento foi aprovada por 106 votos a favor, de um total de 128 legisladores presentes à sessão plenária. O plenário aprovou o início do processo para convocar o julgamento politico do chefe da Controladoria Geral do Estado, Carlos Pólit, envolvido no caso Odebrecht e que está fora do país por razões médicas, segundo informações de seu advogado.

A Assembleia também convocou, de maneira imediata, o procurador-geral do Estado, Carlos Baca, que compareça diante da Comissão legislativa de Controle e explique o avanço das investigações. Baca veio ao Brasil no início desta semana, segundo a agência de notícias EFE.

Na sexta-feira, as autoridades do país prenderam seis pessoas em uma série de operações ligadas ao caso. Um dos detidos é o tio do atual vice-presidente do Equador, Jorge Glas. Também foi uma aberta uma investigação contra Pólit.

EMPRESA JÁ DEIXOU O PAÍS UMA VEZ

Caso a expulsão seja aprovada, não é a primeira vez que a Odebrecht sairia do Equador. Em 2008 o presidente Rafael Correa expulsou a construtora por irregularidades na construção de uma hidrelétrica. A empresa voltaria em 2010 e, cinco anos depois, ganharia uma licitação de US$ 1,54 bilhão para construir parte do metrô de Quito e, para isso, teria pago a algumas autoridades, segundo as investigações. Ela foi retirada da obra há dois meses.

A empresa ainda não se manifestou sobre a decisão da Assembleia equatoriana.

Fonte: O Globo

Deixe o seu comentário