União de Famílias pelo Autismo (UFA) promove palestras e debates sobre o tema em todo o mês de abril
PMP

O autismo é um transtorno global do desenvolvimento que atinge muitos lares brasileiros. Em Paranaguá um grupo de mães de autistas criou a UFA – União de Famílias pelo Autismo. A associação tem o objetivo de chamar a atenção, debater o assunto e auxiliar aos pais, professores e amigos no tratamento com as pessoas com autismo. Nesta sexta-feira, 29, o prefeito Marcelo Roque esteve com as representantes da UFA para conhecer a associação e viabilizar ações futuras.

“Temos conhecimento das dificuldades que as famílias de autistas sofrem, o preconceito ainda é grande e precisamos alertar a população sobre esse assunto para darmos condições melhores, que vão desde o tratamento clínico até o convívio em sociedade”, afirma o prefeito.

A UFA iniciou os trabalhos em janeiro deste ano e conta com 32 associados de todo o Litoral. A presidente da associação, Elci Matos do Carmo, explica que o grupo busca parcerias para realizar os projetos futuros. “Viemos até o prefeito para apresentar nossa associação e falarmos das nossas ideias de conscientização sobre o autismo e ações para ajudar as famílias que passam pelo que nós passamos”, declara Elci.

SEMANA DO AUTISMO

SEMANA DO AUTISMO PMP

O dia 02 de abril é o Dia Mundial da conscientização do Autismo, data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU). Como forma de disseminar o conhecimento sobre o transtorno e dar amparo às famílias que recebem o diagnóstico de autismo em seus filhos, acontece a Semana do Autismo em Paranaguá. As atividades iniciaram nesta sexta-feira, na Casa Brasílio Itiberê e amanhã, sábado, 30, o Colégio Estadual José Bonifácio, às 9h, será o local da roda de conversa com profissionais da APAE, terapeuta ocupacional e psicóloga. Na segunda-feira, 02, na Escola Eva Cavani recebe a ação em comemoração ao dia mundial da conscientização do autismo. No dia 5 de abril o Sesc de Paranaguá recebe o 1º Simpósio sobre Autismo.

A associação é a primeira do Litoral e estará em Curitiba representando a região. “Estamos realizando ações sobre a conscientização do autismo durante todo o mês, inclusive vamos à Curitiba participar do Fórum Estadual de entidades ligadas ao autismo”, conta a vice-presidente, Sara Caroline.

A primeira dama de Paranaguá, Amanda Roque, participou do encontro e se colocou à disposição para auxiliar a associação, confirmando a participação do projeto “Patas do Bem” na programação das ações da UFA. “Em nosso projeto de terapia assistida por cães, temos crianças com casos de autismo e acompanhados de profissionais da área da terapia ocupacional, estamos ajudando muitas famílias a evoluírem nos tratamentos”, comenta Amanda Roque.

A secretária de Educação, Vandecy Dutra, afirmou que a rede municipal de ensino terá ações de conscientização do autismo durante o mês de abril. O vereador Tiago Kutz, se colocou à disposição da associação. “Após o prazo de um ano a associação poderá solicitar o pedido de utilidade pública e tenho certeza que a Câmara dará atenção a UFA”, declara.

SECOM

Deixe o seu comentário