Quem tem motocicleta podia levar uma criança como passageiro com idade a partir dos 7 anos, mas a Lei 14071/20, do Código de Trânsito Brasileiro, mudou a faixa etária para 10 anos.
Com o objetivo de conscientizar os motociclistas desta mudança, a Guarda Civil Municipal promove o projeto Vida no Trânsito com esta ênfase no mês de abril.
O projeto Vida no Trânsito foi instituído em 2018 e teve atividades desenvolvidas em 2019. Porém, a pandemia mudou os planos previstos e a Guarda Civil Municipal dedicou os esforços para as questões relacionadas à fiscalização dos decretos relacionados ao combate da Covid-19 durante o ano de 2020.
Neste ano de 2021, a rede criada no Paraná para promover este projeto que acontece em nível internacional, decidiu optar por campanhas mensais para informar, orientar e conscientizar as pessoas que fazem parte do trânsito de uma cidade.
Para entender melhor, o projeto “Vida no Trânsito” é a denominação, no Brasil, do Projeto Road Safety in Ten Countries (ou “RS-10”), voltado à redução das mortes e lesões causadas no trânsito em 10 países, com o financiamento da Fundação Bloomberg e coordenação global da Organização Mundial de Saúde (OMS) e suas agências regionais. No Brasil, o Projeto é desenvolvido em cidades como Belo Horizonte; Campo Grande; Curitiba; Palmas, Paranaguá e Teresina e conta, além do suporte da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS/OMS no Brasil), com o aporte técnico e financeiro do Governo Federal.
O Projeto Vida no Trânsito, apoiado por parceiros nacionais e internacionais, tem seu foco na redução das mortes e lesões graves no trânsito a partir da qualificação da informação, de ações planejadas, desenvolvidas e executadas intersetorialmente e na ênfase em dois fatores de risco: direção sob efeito de bebida alcoólica e velocidades incompatíveis, além de outros, a depender das particularidades locais.
com informações da PREFEITURA DE PARANAGUÁ