Mudas nativas e de crotalárias, que atraem libélulas que combatem o Aedes Aegypti, estão entre as cultivadas e são doadas aos cidadãos.

Na última semana, a Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), divulgou relatório onde demonstrou que atualmente funcionários da pasta contam com 3.000 mudas cultivadas em viveiro ambiental mantido pelo município.

 Por determinação do prefeito Edison Kersten, as plantas serão distribuídas para a população no mês de junho, quando será comemorada a 11ª Semana do Meio Ambiente. Há cultivo de plantas nativas, frutíferas, palmáceas, bem como sementes e mudas de crotalárias em parceria com a empresa Coabra, planta que atrai libélulas predadoras naturais do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, Zika vírus e chikungunya. Todos os exemplares serão distribuídos para a população. 

"O município, através da Semma, conta com uma ampla estrutura destinada ao plantio de mudas de plantas nativas e crotalárias, que são distribuídas aos cidadãos de Paranaguá, contando com um viveiro próprio e a parceria com setor privado para construção de um novo espaço. 

A medida visa a sustentabilidade ambiental, aumentando a presença de árvores e plantas na área urbana de Paranaguá, bem como atuando no combate biológico do mosquito Aedes Aegypti", afirma o prefeito Edison Kersten. 

De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente, Adriana Albini, dentro do viveiro florestal da Semma há a presença de mudas de plantas nativas, frutíferas e palmáceas, como o palmito jussara, pitanga, acerola, amora, jabuticaba, ameixa, ipês e outros. "Os munícipes são os principais parceiros no fornecimento de sementes para preparação, plantio e distribuição das mudas atendendo o compromisso de responsabilidade social.

 Esse projeto tem o apoio de empresas que quando solicitadas, atendem na doação de materiais e equipamentos necessários para a manutenção do viveiro", explica a secretária.

CONSTRUÇÃO DE NOVA ESTUFA PA RA CULTIVO DE MUDAS PELA SEMMA

"Outro avanço que conquistamos recentemente no município foi o início da construção de uma nova estufa para cultivo de mudas, algo que foi feito em parceria com a empresa Multitrans, através do projeto Resgate da Mata Nativa. 

O espaço está sendo construído com colocação de piso intertravado de concreto no entorno da área do viveiro, contando também com a parceria da empresa Havan que doou o material", explica a secretária de Meio Ambiente. A medida demonstra a ação do município em parceria com o setor privado, algo que beneficia a sociedade local. 

Segundo a secretária, a Semma atende ao público no horário das 8h às 11h e das 13h às 18h de segunda-feira à sexta-feira, com doação de plantas, bem como visitas pedagógicas que podem ser agendadas. 

"Os munícipes podem levar até a Secretaria de Meio Ambiente materiais recicláveis em troca de mudas, sendo que os materiais doados serão encaminhados a programa de coleta seletiva", finaliza Adriana Albini.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) fica localizada na Avenida Bento Munhoz da Rocha, no Aeroparque. 

O telefone para contato é o (41) 3420 2967. 

Da assessoria

Deixe o seu comentário