Castração, resgates e atendimento veterinário gratuito fazem parte das ações da Semma realizadas diariamente

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) tem vária atribuições, entre elas, o cuidado animal. Uma tarefa especial que é levada a sério por toda a equipe. São resgates, acolhimentos, atendimento veterinário gratuito para animais domésticos da população e para os resgatados, castrações, entre outros serviços.

Segundo o superintendente de Proteção Animal, Adriano Barros, por mês são atendidas mais de cem ocorrências relacionadas a animais em situação de risco. Confira um pouco mais sobre os serviços realizados:

CASTRAÇÃO

A castração auxilia na saúde do animal e evita crias indesejadas e consequentemente, o risco de abandono desses animais. As castrações são gratuitas, o interessado abre um protocolo junto à Prefeitura. O modelo do documento pode ser encontrado no site www.paranagua.pr.gov.br ou na sede da Semma. O cidadão precisa possuir CadÚnico, preenche o documento, cadastra na Prefeitura e basta aguardar o chamamento realizado pela Semma. Por mês, são realizadas cerca de 80 a 100 castrações por mês.

RESGATES

Adriano Barros lamenta que ainda há um grande número de animais abandonados, cães, gatos e até cavalos são resgatados pela Semma vítimas de maus tratos. “Resgatamos animais que estão nas ruas e dependem desse atendimento por estarem doentes ou feridos ou debilitados. Esses animais vêm para a secretaria, recebem o tratamento e só após, estão aptos para adoção. Muitas vezes, são animais comunitários, nesses casos, eles recebem o tratamento adequado e geralmente os munícipes solicitam que ele retorne ao seu local de origem”, detalha.

Nas questões que envolvem maus tratos pelos tutores aos seus animais, a Semma segue um protocolo para poder resgatar esse animal dentro da residência. “Infelizmente ainda temos muitos casos de abandono. Uma triste realidade que ocorre não somente em Paranaguá. Para se adotar um animal é preciso lembrar que eles são vidas e precisam de água, alimento, atendimento veterinário, carinho e cuidado. Eles não são descartáveis e o abandono é algo realmente lamentável. Lembramos ainda que abandono é crime e a pessoa está sujeita às penalidades legais”, salienta Adriano Barros. Há ainda uma grande demanda de filhotes de cães e gatos abandonados.

CONSULTAS VETERINÁRIAS

A Semma também conta com consultas veterinárias gratuitas agendadas por meio dos contatos 3721-1780 ou 3420-6141 (whatsapp). O tutor do animal faz a solicitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Além das consultas de animais da população, de segunda a segunda-feira, são mantidos os atendimentos dos animais resgatados acolhidos na sede da Semma. “Mesmo aos fins de semana e feriados, esses animais recebem acompanhamento e atendimento. As equipes são mantidas na Semma para cuidar deles, limpeza, alimentação, água, medicamentos quando necessário, entre outros serviços”, observa o superintendente.

Somente de animais da população, por mês são mais de 220 consultas gratuitas oferecidas.

ADOÇÃO

Para adotar um cão ou gato, o cidadão pode se dirigir a sede da Semma, no Aeroparque, das 8h às 17h, com Documento de Identidade, CPF e comprovante de residência. Os animais são entregues chipados e castrados ou com a castração já previamente agendada. Também há cavalos para adoção, nesse caso, o interessado deve procurar a Semma para uma entrevista e para receber detalhes mais precisos.

Dúvidas sobre os serviços realizados pelo setor veterinário podem ser sanadas pessoalmente ou pelo número 3721-1780.

Jornalista: Flávia Adans

Deixe o seu comentário