Secretaria Municipal de Educação realizará ações relacionadas ao tema durante o mês de abril

Nesta terça-feira, 2, é lembrado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. A data é importante para ajudar a conscientizar a população sobre o tema. “No mês de abril teremos ações de inclusão e conscientização sobre o autismo. É um momento de engajarmos na campanha mundial e realizarmos atividades pontuais, contudo lembramos que os alunos da rede municipal de ensino contam com o Centro Municipal de Avaliação Especializado (Cmae) com profissionais que trabalham com nossas crianças autistas ou com outras necessidades especiais”, salienta a secretária municipal de Educação, Vandecy Dutra. Ela informa ainda que outros projetos são realizados nas escolas durante o ano letivo como o Patas do Bem, por exemplo.

Diversas atividades estão programadas para esta semana. Na tarde desta segunda-feira, 1.º de abril, houve Contação de Histórias na Escola Municipal Manoel Viana. “Esse é um momento agradável para todos os alunos. A escola tem um número alto de estudantes autistas e é uma forma prazerosa de lembrar essa data”, avalia Valdelucia Matias, chefe da Divisão de Educação Especial. A Escola Manoel Viana conta com cinco alunos autistas, além de várias crianças com outras necessidades especiais.

A diretora da Escola Municipal Manoel Viana, Marize Leal Alves Lima observa que atividades como essa reforçam a importância da inclusão. “Dispensamos toda a atenção que as crianças precisam e merecem. Temos 14 salas de aula e em todas tem a inclusão, seja de crianças cadeirantes, autistas ou com outras necessidades especiais, além de duas turmas de classe especial”, relata. Na escola atualmente são cinco crianças autistas. “As crianças respeitam muito, tratam bem e de forma igual sem preconceitos e momentos como esse são muito importantes para reforçar ainda mais a inclusão”, acrescenta Marize Lima.

O Autismo afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo. O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o intuito de alertar as sociedades e governantes sobre o assunto, ajudando a derrubar preconceitos e esclarecer a todos.

SECOM

Deixe o seu comentário