Vacinação contra o sarampo também continua para pessoas com idade entre 20 e 49 anos

A Campanha Nacional de Multivacinação, contra a Poliomielite e sarampo que segue até 30 de outubro, foi antecipada no Paraná e Paranaguá já está com a ação em todas as unidades básicas de saúde. 

Os pais ou responsáveis podem sanar suas dúvidas na unidade de saúde mais próxima de sua residência com a carteira de vacinação da criança e/ou adolescente. Como é necessário verificar na carteira de vacinação as doses faltantes e orientar o cidadão quanto a atualização e sobre a Poliomielite, é importante que o interessado se dirija até a unidade. 

POLIOMIELITE 

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite é dirigida a crianças de 12 meses a menores de cinco anos. A meta é atingir o índice de 95% de cobertura vacinal. Em Paranaguá são aproximadamente 11 mil crianças. Os interessados podem se dirigir a unidade básica de saúde mais próxima de sua residência com a carteira de vacinação da criança e Cartão SUS também para sanar suas dúvidas. 

A poliomielite é causada por vírus, pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total. Apesar de também ser chamada de paralisia infantil, a doença pode afetar tanto crianças quanto adultos. A vacinação é a única forma de prevenção.

MULTIVACINAÇÃO

A Campanha de Multivacinação tem objetivo de atualizar a caderneta de vacinação da criança e do adolescente menor de 15 anos de idade. Nesse caso, a equipe da Unidade Básica de Saúde verificará quais as vacinas que precisam ser atualizadas. Também é preciso levar a carteirinha de vacinação e Cartão SUS.

SARAMPO

Além das duas campanhas, a Vacinação contra o Sarampo também continua até 30 de outubro para pessoas com idade entre 20 e 49 anos. Em Paranaguá são mais de 55 mil pessoas nessa faixa etária. Além desse grupo, as pessoas que não têm registro da vacina na carteira de vacinação ou não lembram se já foram imunizadas, também devem receber a dose. 

EXTRAMUROS

Para levar a vacinação para mais perto da população, ações extramuros serão realizadas durante a campanha. De 30 de setembro a 2 de outubro, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde estará com o “Vacina Móvel” na Vila Santa Maria atendendo os moradores naquela região com a atualização do calendário vacinal, doses orais contra a poliomielite e aplicação de vacina contra o sarampo. Na próxima semana, os profissionais de saúde estarão na região da unidade de saúde Dona Baduca. 

As equipes que já realizam o atendimento nas comunidades marítimas também percorrerão essas regiões com doses das vacinas.

Deixe o seu comentário