Moradores na Ilha dos Valadares receberam informações sobre o Cadastro Único
PMP

Nesta sexta-feira, 29, o Centro de Atendimento Integrado de Assistência Social da Ilha dos Valadares fez reunião de acolhida para os interessados em realizar o Cadastro Único, programa do Governo Federal que identifica os potenciais beneficiários de programas sociais. Muitas pessoas acompanharam a apresentação da equipe e tiveram informações sobre os serviços ofertados no centro de atendimento. 

A educadora social Cristiele Martins das Neves, coordenadora do Centro de Atendimento Integrado de Assistência Social explica que para fazer o primeiro cadastro é importante participar da reunião de acolhida. “O Cadastro Único é a porta de entrada para todos os programas sociais do Governo Federal como Bolsa Família, passe livre escolar, minha casa minha vida, tarifa social de luz e de água, isenção da taxa de inscrição de concurso público ou vestibular, cadastro do leite, benefícios de prestação continuada (BPC), entre outros”, detalha.

O Centro de Atendimento Integrado de Assistência Social da Ilha dos Valadares é gerenciado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e tem como objetivo garantir os direitos da população que necessita dos programas sociais. “Agora as pessoas podem obter informações, realizar cadastros, entre outros serviços sociais mais perto de sua casa”, ressalta a coordenadora. O local atende famílias residentes na Ilha dos Valadares, comunidades pesqueiras localizadas na baía de Paranaguá, bairros próximos como Costeira, Oceania e Ponta do Caju.

“Muitas vezes a população que mais precisa desconhece o que é o Cadastro Único e que ela tem direito a vários programas sociais. Reuniões de acolhida como essa vem justamente para sanar dúvidas para em seguida, cadastrar essas pessoas. Após o cadastro torna-se mais tranquilo e ágil o processo para ingressar em programas sociais ofertados”, destaca o secretário municipal de Assistência Social, Darci Borba.

DOCUMENTAÇÃO

Para realizar o Cadastro Único é necessário RG, CPF, Título de Eleitor, Carteira de trabalho, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência e declaração escolar das crianças e adolescentes. Mais informações podem ser obtidas no Centro de Atendimento Integrado de Assistência Social que fica na Vila Bela, próximo a Praça Ciro Abalem. 

Câmara de Paranaguá elege hoje seu novo presidente

Deixe o seu comentário