Ação teve apoio da Secretaria Municipal de Saúde. Nutricionista e fisioterapia deram orientações gerais sobre a saúde do homem aos aposentados presentes.

O Instituto Paranaguá Previdência realizou na tarde desta quinta-feira (21) evento alusivo ao Novembro Azul. O objetivo foi conscientizar os aposentados do serviço público municipal sobre a importância de cuidar da saúde. A ação ocorre pelo terceiro ano consecutivo. No mês passado também tem como público-alvo as mulheres, dentro da programação do Outubro Rosa.

O evento teve apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que cedeu profissionais para proferirem as palestras. A fisioterapeuta Thalita Staszko e a nutricionista Rafaela Carvalho Amorim falaram sobre a saúde do homem de uma maneira geral, dicas de alimentação saudável e orientações sobre exercícios físicos. Alunos do Centro Educacional Menna Barreto aferiram pressão arterial dos participantes.

Embora a adesão não tenha sido a esperada, com a participação de 15 aposentados, foi maior que a registrada em anos anteriores. A presidente do Paranaguá Previdência, Adriana Maia Albini, comemorou e falou da dificuldade de conscientizar homens a procurar serviços de saúde e se prevenir. “No Outubro Rosa a participação é maior, as mulheres aderem melhor. E o Novembro Azul é um trabalho de formiguinha, porque os homens têm mais dificuldade em cuidar da saúde”, salienta a dirigente.

Pelo fato de os homens serem menos preocupados com essas questões há mais insistência no convite para que participem do evento programado. Foram alguns telefonemas para a casa dos aposentados e para os celulares e mensagem para o Whatsapp, buscando assim garantir a adesão. Mesmo com o esforço o público ficou aquém do esperado, conforme Adriana Albini.

“Além do câncer de próstata, que atinge mais os homens na terceira idade, tem o problema da qualidade de vida deles nesta fase. Alimentação, vida saudável, prática de exercícios físicos estão entre as orientações que procuramos oferecer. Tem sido assim nestes três anos de atividades que promovemos no Novembro Azul”, relata Adriana Albini, que lembra que até o lanche oferecido aos participantes no evento é especial, com produtos saudáveis.

Há dois anos e meio Almir Ferreira, de 65, está aposentado. Mas os cuidados com a saúde continuam na ativa. “Sempre vou ao médico, tomo meus remédios e tento me cuidar bastante”, confidencia. Ele é diabético e foi assistir as palestras oferecidas pelo Paranaguá Previdência para se informar mais. “Recebi os telefonemas do pessoal e resolvi participar. Sem saúde não podemos fazer nada”, destaca o idoso.

EMPODERAMENTO

Adriana Albini lembra que desde o início da gestão do prefeito Marcelo Roque há a determinação de que o Paranaguá Previdência seja aberto para o servidor. “Que o funcionário público se empodere do Instituto, que é dele. A gente faz atividades e convida pessoalmente, para que cada vez mais o funcionário participe da vida do Paranaguá Previdência de maneira ativa”, salientou a dirigente.

Jornalista: Osvaldo Capetta/SECOM

Deixe o seu comentário