Drenagem, pavimentação asfáltica e sinalização beneficiam moradores de Paranaguá
PMP

Oito bairros de Paranaguá foram atendidos com pavimentação asfáltica, somente, neste mês de julho. Foram, ao todo, 21 ruas que receberam obras de pavimentação com asfalto a quente, meio-fio, drenagem e sinalização.

Foram mais de 6,5 mil metros de ruas asfaltadas e entregues em comemoração ao aniversário da cidade. As vias públicas pavimentadas estão nos bairros Santos Dumont, Santa Cecília, Costeira, Ponta do Caju, Vila Guarani, Nilson Neves, Vila dos Comerciários, Ilha dos Valadares e Jardim Ouro Fino.

Além de pavimentação, a Prefeitura de Paranaguá foi beneficiada com ações importantes na área de saúde. Foi inaugurada a nova sede da Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção com a revitalização do prédio do antigo CME. Foi inaugurada uma sala de curativos especiais e feridas crônicas no Hospital João Paulo II e foi feito lançamento de horário estendido em quatro unidades básicas de saúde- na unidade da Avenida Gabriel de Lara, da unidade na Ilha dos Valadares, na Vila Divinéia e no Jardim Iguaçu e o prefeito Marcelo Roque já garantiu a construção de três novos postos (sendo um deles para funcionar 24 horas, que será na Vila Bela, na Ilha dos Valadares), outra unidade no bairro Porto Seguro e outra no Leblon. 

Com a unidade odontológica da unidade básica de saúde (UBS) Luiz Carlos Gomes, na Vila do Povo, serão beneficiados, também, os moradores da Vila São Carlos, Emboguaçu, Morro da Cocada e regiões vizinhas. Além do atendimento ambulatorial haverá também trabalho de prevenção em saúde bucal no local.

Foram instaladas cinco academias ao ar livre beneficiando moradores do Jardim Esperança, Vila Guarani, Nilson Neves, dos bairros próximos ao Aeroparque e Jardim Samambaia. As academias ao ar livre são instalações de aparelhos de musculação e exercícios físicos implantados em espaços públicos como em praças e parques. Podem ser utilizados por pessoas de diferentes idades com o objetivo de prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida.

Paralelamente ao incentivo ao esporte, a Prefeitura também promoveu e apoiou a realização de Campeonatos de basquete, beach soccer e futsal durante o mês de julho.

Uma das grandes obras que, além do esporte, reúne as secretarias de Cultura e Assistência Social é o prédio chamado de CEU das Artes “Celso Luck” inaugurado no Jardim Iguaçu.

O espaço tem biblioteca, área para prática de esportes como tênis de mesa, skate, karatê, judô e beach soccer, além de salas para oficinas de cultura e teatro e onde funcionará um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) com disponibilidade de serviços como bolsa família, entre outros projetos sociais que estarão mais perto dos moradores do Jardim Iguaçu, assim como da Vila Marinho e Jardim Figueira.

Outra importante obra entregue pelo atual governo é a revitalização do Complexo de Natação 'Nereu Gouvêa'. O espaço garantirá um contra turno com mais opções esportivas para os alunos da rede municipal de ensino. Além da natação, serão ministradas aulas de karatê e xadrez, entre outras atividades.

Educação e mais

Na área da educação foram entregues 150 mesas digitais interativas. A ferramenta servirá de suporte técnico para o desenvolvimento no aprendizado dos alunos da rede municipal de ensino de forma lúdica, com atividades diferenciadas favorecendo o desenvolvimento das habilidades de raciocínio rápido.

Em junho, foram entregues 130 mesas digitais, agora, outras 150 seguirão para centros de educação infantil e escolas municipais.

A ferramenta gera atividades diferenciadas. “Percebemos uma motivação em sala de aula porque a mesa digital atrai muito mais que um quadro e giz em sala de aula. Além disso, os professores se sentem amparados porque é o suporte necessário para deixar a aula delas mais estimulante e motivada. As mesas favorece a coordenação motora, inclusão, raciocínio dos alunos e tem várias formas de serem exploradas pelos professores durante as aulas”, avaliou Marilse Cristina Araújo de Freitas, diretora da Escola Municipal José de Anchieta.

Em parceria com a empresa Mosaic, foram estendidos os espaços de leitura em Paranaguá. Os alunos das Escolas Municipais Leôncio Correia, Hugo Pereira Corrêa e Maria Trindade agora contam com mais livros para ampliar seu conhecimento.

Pela Secretaria de Assistência Social, foi lançado o projeto Família Acolhedora. O programa consiste em cadastrar e capacitar famílias da comunidade para receberem em suas casas, por um período determinado, crianças, adolescentes ou grupos de irmãos em situação de risco pessoal e social, dando-lhes acolhida, amparo, aceitação, amor e a possibilidade de convivência familiar e comunitária. A família de acolhimento representa a possibilidade de continuidade da convivência familiar em ambiente sadio para a criança ou adolescente. 

E também foi lançado o programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho, que tem como objetivo propiciar o acesso a oportunidades de ocupação e renda. Por meio deste programa serão ofertadas, através do Senac e Senai, mais de 1.000 vagas para os diversos cursos, distribuídas em 136 turmas para pessoas entre 16 e 59 anos. As aulas serão ministradas nos equipamentos da Assistência Social, CRAS, CREAS e Centro POP, além de das regiões de Alexandra, Ilha dos Valadares e Ilha do Mel. As inscrições serão nos Centros de Referência da Assistência Social e iniciarão neste mês de agosto. 

A Biblioteca Mário Lobo está em nova casa enquanto o antigo prédio da Santa Casa está em obras. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo readequou o acervo e serviços oferecidos na Casa Brasílio Itiberê.

E uma das ações mais importantes envolve a geração de renda e emprego em Paranaguá. O alvará de construção do Shopping Ilha do Mel foi entregue durante os festejos do aniversário da cidade. O projeto deve abrigar grandes lojas como Renner, Balaroti, permitindo fácil acesso dos litorâneos a marcas de renome nacional.

Além de todo o trabalho com obras, a administração municipal também garantiu, por meio de trâmites legais junto a empresas, a realização de grandes shows.

Os shows com Zeca Pagodinho, Fábio Júnior, Jonas Vilar e Joana foram responsáveis por levar milhares de pessoas para a Praça de Eventos. Com isso, fomentou o comércio das barracas instaladas na Feira das Nações e comandadas por moradores de Paranaguá. Incentivou o aquecimento do comércio local, assim como da rede hoteleira e colocou o nome de Paranaguá em evidência para milhares de paranaenses e brasileiros.

SECOM

Deixe o seu comentário