No Paraná, 94.943 mil alunos estão matriculados no terceiro ano do ensino médio da rede estadual de ensino e podem participar do Enem gratuitamente.

As provas serão em 5 e 6 de novembro, conforme calendário divulgado pelo Ministério da Educação. A taxa de inscrição é R$ 68 reais. O pagamento deve ser feito até o dia 25 em bancos, casas lotéricas ou agências dos Correios.

Estão isentos do pagamento estudantes que concluírem o ensino médio neste ano e estiverem matriculados na rede pública de ensino ou que se declararem carentes. Quem teve isenção na edição anterior e não compareceu no dia da prova precisa pagar a taxa em 2016.

No Paraná, 94.943 mil alunos estão matriculados no terceiro ano do ensino médio da rede estadual de ensino e podem participar do Enem gratuitamente.

Os cartões de confirmação estarão disponíveis pela internet e não serão enviados pelos Correios, como na edição anterior. Com o cartão, o candidato terá acesso a informações como a data, hora e local das provas e poderá verificar se seus dados pessoais estão corretos.

Nos dias de prova os portões serão abertos às 12 horas e fechados às 13 horas. As provas terão duração de 4h30 no sábado e 5h30 no domingo. No primeiro dia serão aplicadas questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciência da Natureza e suas Tecnologias. O segundo será dedicado a questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação, Matemática e suas Tecnologias.

CURSINHO - No Colégio Estadual Newton Ferreira da Costa, em Curitiba, a diretora Tânia Maria Vilkas de Andrade e o professor Thiago Trajano Fabri deram início a um cursinho para alunos do terceiro ano em 2015. O resultado foi a aprovação de vários deles em universidades públicas e particulares. “Agora temos oito professores voluntários, do próprio colégio e de outras escolas. São 50 alunos do terceiro ano participando das aulas, e vamos abrir vagas para os treineiros, alunos do segundo ano que vão participar do Enem para conhecer o exame”, conta Tânia, que já foi corretora de redação do concurso e dá aulas sobre esse tema no cursinho.

O cursinho acontece aos sábados, no anfiteatro do colégio, com aulas de duas disciplinas de cada vez, abordando os tópicos mais comuns do Exame Nacional do Ensino Médio. Os professores também aplicam os simulados disponíveis no Portal Dia a Dia Educação da SEED. Todos os alunos da escola que se interessam em participar têm a vaga garantida no cursinho, que este ano abriu espaço para outros colégios da região e começa a receber alunos de fora.

Stephany Thays Kosowsky, 17 anos, é aluna do 3º ano do Colégio Estadual Newton Ferreira da Costa e participante do cursinho. “Em casa reviso o material do cursinho e estudo pelo Hora do Enem, que lançaram este ano. Estão ajudando bastante, mas continuo bem nervosa pensando na prova”, conta. Ela planeja cursar Educação Física, e se inscreveu no ENEM nesta segunda-feira (16).

ORIENTAÇÃO ¨C É justamente com o objetivo de esclarecer aos alunos da rede estadual como o exame funciona que o Núcleo Regional de Educação (NRE) de Guarapuava está visitando as escolas da região. “É um trabalho de orientação, explicamos como eles são avaliados no Enem, o que é o sistema de Teoria de Resposta ao Item (TRI), quais os benefícios de participar do exame, trazemos exemplos de questões que caíram nas provas e falamos bastante sobre a redação”, explica Adriane Eleutério, técnica pedagógica do NRE.

A atividade teve início este ano e recebeu o nome de Momento Enem. A equipe do Núcleo já visitou duas escolas no município de Pinhão, atendendo cerca de 300 alunos do 3º ano do ensino médio. A próxima etapa será em Guarapuava, onde 250 alunos devem participar, e outras escolas continuarão a receber o Momento Enem até outubro, às vésperas das provas.

Deixe o seu comentário