Município de Paranaguá conta com cinco Estações de Tratamento de Esgoto e universalização está cada vez mais próxima

A Paranaguá Saneamento, empresa do grupo Iguá, reforça seu compromisso com a saúde pública e a preservação do meio ambiente ao investir na expansão e aprimoramento das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) que atendem a população da cidade.

O tratamento de esgoto é essencial para evitar a contaminação dos recursos hídricos, proteger a biodiversidade local e proporcionar uma melhor qualidade de vida para todos os habitantes. Esse processo envolve várias etapas essenciais para remover resíduos, bactérias e outros contaminantes antes que a água seja devolvida ao meio ambiente dentro dos padrões exigidos pela legislação ambiental. O tratamento começa com a separação de materiais sólidos e sedimentos mais pesados, passando por fases que podem envolver processos tanto biológicos, físicos e químicos, onde micro-organismos auxiliam na decomposição de matéria orgânica. Em seguida, o esgoto passa por um processo de desinfecção para eliminar qualquer presença de patógenos. O resultado é um efluente tratado que pode ser reintegrado aos corpos d'água locais sem oferecer riscos à saúde pública e ao ecossistema.

A cidade de Paranaguá conta com cinco ETEs, são elas: Costeira, Cominese, Valadares, Samambaia e Emboguaçu, sendo esta última recentemente ampliada para aumentar sua capacidade de atendimento. Com essa melhoria, a estação está mais preparada para atender ao crescimento da demanda na cidade, processando o esgoto de forma mais eficiente e sustentável. A ampliação representa um passo significativo no compromisso da Paranaguá Saneamento com o desenvolvimento sustentável e com a qualidade dos serviços prestados à população.

Além disso, em junho de 2024, a concessionária recebeu a licença ambiental para a implantação de mais duas Estações de Tratamento de Esgoto na cidade, desta vez na Ilha do Mel, nas regiões de Encantadas e Brasília. Agora, a empresa aguarda a obtenção da Licença de Instalação (LI) para que as obras do sistema de esgotamento sanitário sejam iniciadas na região.

A Paranaguá Saneamento já investiu mais de R$ 260 milhões de reais em melhorias no saneamento do município desde 2017 e segue investindo em infraestrutura e em tecnologias que tornam o processo mais eficiente, garantindo que a cidade de Paranaguá continue a crescer de maneira sustentável e caminhe em direção à universalização da coleta e tratamento de esgoto na área urbana regular do município.

Deixe o seu comentário