Gustavo Fruet e Requião Filho aparecem tecnicamente empatados no segundo lugar

Greca afirmou que recebeu o resultado da pesquisa com alegria e humildade. “Não quero tomar posse da prefeitura, quero devolvê-la ao povo”, disse o candidato. Requião Filho também disse estar feliz com o resultado, mas vê com desconfiança a posição de Rafael Greca, mesmo com a aliança com o governador Beto Richa (PSDB).

A primeira pesquisa Ibope para a prefeitura de Curitiba encomendada pela RPC mostra o ex-prefeito Rafael Greca (PMN) na liderança, com 28% das intenções de voto. O atual prefeito Gustavo Fruet (PDT) aparece em segundo lugar, com 19%, tecnicamente empatado com o deputado estadual Requião Filho (PMDB), que tem 16% das intenções de voto (a margem de erro da pesquisa é de quatro pontos porcentuais).

Gustavo Fruet afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que não vai comentar resultados de pesquisas eleitorais.

Ney Leprevost (PSD) tem 6% das intenções de voto e a Maria Victoria (PP) aparece com 4%. Procurado, o deputado estadual não foi encontrado para comentar a sondagem. Já a deputada disse que espera crescer ainda mais nas pesquisas, assim como pai, Ricardo Barros (PP), atual ministro da Saúde, no começo da carreira política. “Meu pai tinha 28 anos quando foi candidato a prefeito de Maringá. Ele começou com 1% e foi eleito”, ponderou.

O candidato do PT, Tadeu Veneri, foi citado por 2% dos eleitores. O petista afirmou que espera crescer nas próximas sondagens. “Nós sabemos das dificuldades que temos e da construção que temos que fazer daqui até o dia da eleição”, disse.

Já Ademar Pereira (PROS), Afonso Rangel (PRP) e Xênia Mello (PSol) têm 1% das intenções de voto cada um. De acordo com a pesquisa, 11% dos entrevistados afirmaram que pretendem votar em branco ou anular o voto nas eleições de outubro. Outros 11% afirmaram que não sabem ou preferiram não responder.

Pesquisa espontânea

A pesquisa espontânea, quando os pesquisadores não apresentam os nomes dos candidatos, Rafael Greca aparece com 14% das intenções de voto e Gustavo Fruet com 13%. Requião Filho é lembrado por 6% dos entrevistados e Ney Leprevost por 2%. Maria Victoria e Tadeu Veneri foram mencionados por 1% dos entrevistados. Os outro candidatos somaram 2% das menções, enquanto 12% afirmaram que pretendem votar em branco ou anular o voto. Outros 49% preferiram não opinar.

Rejeição

O Ibope também perguntou aos entrevistados em qual candidato o eleitor não votaria de jeito nenhum. O maior índice de rejeição é do atual prefeito, Gustavo Fruet, com 25%. Requião Filho aparece com 21% e ex-prefeito Rafael Greca com 15% de rejeição. A pesquisa ainda aponta que 12% dos entrevistados não votariam em Maria Victoria, enquanto 11% afirmaram que não votariam nem em Ney Leprevost, nem em Xênia Mello. Afonso Rangel e Ademar Pereira aparecem com 6% de rejeição cada.

Ficha Técnica

A pesquisa foi contratada pela Sociedade Rádio Emissora Paranaense S.A e foi realizada entre os dias 19 e 22 de agosto com 602 eleitores. A margem de erro da pesquisa estimulada é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) sob o protocolo Nº PR-04300/2016.

Greca (PMN) na liderança

Fruet (PDT) e Requião Filho (PMDB) aparecem tecnicamente empatados no segundo lugar.

Intenção 1º turno (estimulada) Em %

Intenção 1º turno (estimulada) Em %

Rejeição (estimulada) Em %

Rejeição (estimulada) Em %

Avaliação da administração Fruet Em %

Avaliação da administração Fruet Em %

Fonte: Ibope. Metodologia: entre 19 e 22 de agosto de 2016 foram entrevistados 602 eleitores de Curitiba. Margem de erro: 4%. Nível de confiança: 95%. Registro TSE: Nº PR-04300/2016. Infografia: Gazeta do Povo.

Deixe o seu comentário