Ação é uma parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente e o Isulpar
PMP

Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e o Instituto Superior do Litoral do Paraná (Isulpar) tem divulgado imagens de cães e gatos que estão para adoção na sede da secretaria. Animais que hoje estão abrigados na sede da secretaria ou em lares temporários são levados até o estúdio de fotografia no Isulpar. Lá, os acadêmicos fazem as fotos dos cães e gatos que posteriormente são tratadas e publicadas na página do projeto, na rede social Facebook.

O projeto Foca no Focinho iniciou há alguns meses e, segundo o professor de Fotografia do Isulpar, Rodrigo Félix Leal, a ação surgiu da necessidade de criar um projeto dentro do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda em que os alunos colocassem em prática parte da teoria que aprenderam em sala de aula. “Uma maneira de colocarem em prática fotografia, marketing, tratamento e manipulação de imagens, criação, entre outros e ainda ajudar cães e gatos abandonados a encontrarem um lar”, observa o professor.

Atualmente os alunos estão em todas as pontas do projeto. “Tem os acadêmicos na área da fotografia, os da produção, aqueles que cuidam do tratamento e manipulação das fotos, outros com produção de texto e alguns que administram a rede social do projeto. Estamos no momento com uma turma bem empenhada, bem envolvida e que entendem a importância da ação”, avalia Rodrigo Leal.

“Nossa expectativa é de que o projeto alcance duas metas. O desenvolvimento das habilidades dos alunos e que façam também um portfólio com as peças produzidas e que possamos facilitar a adoção de cães e gatos que estão abrigados na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e em lares temporários, além de conscientizar e chamar a atenção nas redes sociais para a importância da adoção”, observa. A ideia é que seja um projeto fixo do curso e que possa ser aprimorado no decorrer do tempo. “A próxima fase será a criação de vídeos curtos ou até mesmo exposições”, completa.

A acadêmica do 5.º período de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Yasmim de Paula, participa do projeto. “A ação idealizada pelo professor Rodrigo Leal é uma oportunidade de crescimento tanto pessoal quanto profissional porque ao mesmo tempo que ajudamos cães e gatos abandonados, desenvolvemos nossa habilidade profissional e vinculamos uma matéria a outra, absorvendo melhor o conteúdo já que trabalhamos com o marketing digital no facebook”, avalia.

SEMMA

A veterinária e diretora do Departamento Veterinário da Semma, Fabíola Frizzo acompanhou uma equipe da secretaria que levou alguns dos cães que atualmente estão abrigados na secretaria para o ensaio fotográfico. “Acredito que esse projeto é algo importante para que as pessoas possam conhecer os animais que estão aptos para a adoção e se encontram na Semma. São muitos cães e gatos que aguardam um tutor responsável para levá-los para casa”, avalia a veterinária. 

“Atendemos na Semma, no período da tarde as pessoas que trazem seus animais para consultas, mas no período da manhã a dedicação é voltada exclusivamente aos que são recolhidos pela equipe da Secretaria e não tem uma casa para retornar após o tratamento. São muitos animais abandonados e é algo muito triste, por isso, ações como essas são muito importantes e desencadeiam uma reação de amor aos animais nas pessoas. Esperamos que com esse projeto, mais parnanguaras nos procurem e escolham um novo amiguinho para levar para casa”, salienta Fabíola Frizzo. 

O secretário de Meio Ambiente, Raphael Rolim enfatiza a importância do projeto, principalmente para os cães e gatos adultos. “Esperamos que através desse projeto, feito pelos alunos do Isulpar, as pessoas percebam que todos os cães e gatos merecem um lar”, ressalta.

SECOM

Deixe o seu comentário