Evento é promovido em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR)
PMP

Na noite desta quarta-feira, 12, aconteceu a abertura do I Encontro Nacional Interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Sociedade (ENICTS). Pesquisadores das áreas multidisciplinares como Ciências Sociais e Humanas, Engenharias, Tecnologias e Meio Ambiente estarão até o dia 14 de junho discutindo a temática.

A prefeitura de Paranaguá, por meio da secretaria municipal de Educação (SEMEDI), mantém parceria com o Instituto Federação de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR). A secretária de Educação, Vandecy Dutra, fala sobre esta colaboração entre as instituições. “Temos a parceria com o IFPR e professores municipais que fazem o programa de mestrado, isto a médio e longo prazo é garantia de ensino e de aprendizagem. Estamos felizes com este evento exclusivo do IFPR que traz profissionais renomados à Paranaguá”, comenta. 

O coordenador do programa de pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade do IFPR, Mateus Gomes, ressalta que este evento mostra o protagonismo do desenvolvimento social da região pelo programa de pós-graduação. “Hoje recebemos uma das maiores referências na temática de ciências, tecnologia e sociedade do mundo, com isso queremos mostrar para a comunidade o que estamos fazendo e que temos capital intelectual para seremos protagonistas na transformação econômica, social e política da região”, afirma.

O Teatro Rachel Costa foi o palco da abertura do evento. A palestra do Professor Doutor Walter Antonio Bazzo abordou o tema “De técnico e de humano: as variáveis contemporâneas do processo civilizatório”.

“As pessoas estão confundindo a questão do desenvolvimento humano e do desenvolvimento tecnológico. É preciso discutir com mais profundidade o porquê, pra que e para quem são estes desenvolvimento. Não temos a resolução do problema, mas levantamos estes questionamentos para podermos entender mais estes processos civilizatórios”, declara o Professor Doutor, Walter Antonio Bazzo.

O I ENICTS é promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR). A programação segue nesta quinta-feira, com sessões temáticas na sede da SEMEDI e com mesa redonda sobre “Monitoramento Ambiental Portuário”, que acontece no Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR. Na sexta-feira o evento encerra com atividade de campo na Ilha do Mel.

SECOM

Deixe o seu comentário