Evento auxilia no fortalecimento da gestão democrática e participativa

Na manhã desta quarta-feira, 12, aconteceu Formação Continuada voltada aos Conselhos Municipais de Educação (Comed) das cidades litorâneas. O evento foi realizado no auditório da Biblioteca Leôncio Corrêa e contou com várias atividades, além de palestra com a vice-presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) Nacional, coordenadora da (UNCME – Paraná) e presidente do Comed de São José dos Pinhais, a pedagoga Ana Lúcia Rodrigues. Na abertura do evento, alunos da Escola Municipal Nascimento Júnior realizaram apresentação teatral sobre exploração sexual infantil.

“A Formação Continuada consiste especificamente para os conselheiros municipais, por isso foram convidados os Comeds do litoral, Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e Conselho de Alimentação Escolar (CAE)”, detalha Ana Cristina de Campos Martins, secretária do Comed de Paranaguá. Ela explica que a intenção com a formação é adquirir mais experiência. “É importante sempre fazer cursos, participar de capacitações ampliando conhecimentos”, avalia.

Elisângela Canarinho, presidente do Conselho Municipal de Educação de Guaratuba aprovou a oportunidade. “Esta formação é excelente para esclarecer dúvidas e veio de encontro com algumas questões que já pontuamos em Guaratuba, ou seja, é muito importante para nós”, observa.

A secretária municipal de Educação, Vandecy Dutra frisa que para os conselhos, formações como essa são importantes para o fortalecimento da gestão democrática e participativa. “Os conselhos funcionam como mediadores e articuladores da relação entre a sociedade e os gestores da Educação Municipal. Por meio dessas formações eles ficam sabendo mais sobre qual é sua missão e em contrapartida, contribuem para o Município no controle e nas ações que ele tem que tomar. Ter conselheiros bem formados e capacitados vem para valorizar o trabalho da Educação e para avançarmos corretamente na Legislação”, analisa Vandecy Dutra.

A palestrante, Ana Lúcia Rodrigues enfatiza que a formação é importante para que os conselheiros saibam qual é o seu papel e sua atribuição dentro do Conselho Municipal de Educação. “Os conselheiros geralmente entram no conselho, mas não conhecem claramente suas atribuições, o compromisso muito sério com a educação no seu município e que os pais precisam contar com eles no controle social”, afirma. Entre os temas abordados estiveram: a importância dos conselhos municipais de educação, controle e fiscalização, Lei da Criação – Atribuições do CME, entre outros assuntos.

A presidente do Comed de Paranaguá, Josiana Ribeiro Vernizi ressalta a importância de união. “Essa formação é importante para todos os conselhos, para que tenha união junta à Secretaria e, com isso, alcancemos fortalecimento e melhorias na educação nos municípios”, destaca. 

SECOM

Deixe o seu comentário