São 21 equipes atuando na cidade, que beneficiam 80% da população da cidade. Semsap já encaminhou documentação para credenciar 12 novos médicos no programa.
PMP

Um total de 122.380 pessoas são assistidas pelo Estratégia Saúde da Família (ESF) em Paranaguá. Isso representa um total de 80% da população parnanguara, de 152.975 habitantes. São 21 equipes completas atuando, mas ainda há 12 que aguardam credenciamento de médico, completando 33. Prestam assistência aos pacientes de casa em casa, dando orientações, examinando e acompanhando pacientes, marcando procedimentos e exames, atuando também na prevenção. 

No início da gestão do prefeito Marcelo Roque Paranaguá tinha credenciadas somente 8 equipes do ESF. Após contratações de 270 profissionais para a área de saúde, em abril deste ano, por meio de teste seletivo, esse número foi ampliado para 33. 

Com o recente descredenciamento de 12 equipes, por falta de médicos, tendo em vista que profissionais pediram demissão, todas as providências estão sendo tomadas para que a situação seja regularizada, com indicação de profissionais graças a contratação recente de empresa terceirizada para preenchimento de plantões médicos. Isso porque esse é o requisito para que a Prefeitura de Paranaguá receba recursos do Ministério da Saúde. Sem médico não há repasse.

As equipes são compostas por médicos, 33 enfermeiros, 33 técnicos de enfermagem e 220 agentes comunitários de saúde, que têm contato direto com a população. 

De acordo com Mariana França, coordenadora de Atenção Primária da Semsap, o Ministério da Saúde publicou portaria recentemente descredenciando 12 equipes de Paranaguá, mas isso funcionou como um recadastramento. 

“Tivemos baixa de médicos, mas como a Secretaria contratou recentemente duas empresas para terceirizar os plantões médicos já estamos providenciando junto ao Governo do Estado para que faça o credenciamento desses 12 médicos no Ministério da Saúde”, garante a coordenadora.

Mesmo sem os médicos as equipes continuavam fazendo o atendimento domiciliar e os encaminhamentos necessários, lembra o secretário municipal de Saúde e Prevenção, Paulo Henrique de Oliveira, que apontou avanços. 

“A ampliação do número de equipes de 8 para 33 permitiu termos um avanço nunca registrado em nossa cidade em relação à assistência à saúde. É compromisso do prefeito Marcelo Roque tornar a saúde de Paranaguá referência e estamos trabalhando neste sentido”, destacou o secretário.

SECOM

Deixe o seu comentário