Aproximadamente 500 pessoas participaram dos 10 quilômetros do percurso

Na manhã deste domingo, 21, centenas de pessoas participaram da 5ª Caminhada na Natureza, na Colônia Maria Luiza. O circuito teve percurso total de 10 quilômetros em torno da Serra da Prata, fez com que os participantes conhecessem os sítios e as produções rurais da região.

O prefeito Marcelo Roque esteve presente, deu o sinal de largada para o início da caminhada e elogiou a todos os envolvidos na organização do evento. “Temos pessoas de diversos lugares do país participando e conhecendo as belezas da região rural de Paranaguá, como as trilhas e rios. A caminhada fomenta o turismo e também ao bem-estar de todos incentivando a pratica de esportes”, declara.

A Associação dos Produtores Rurais de Paranaguá (Aprumpar) é organizadora da Caminhada na Natureza. Uma das associadas, Jucelma Esser, conta que esta é uma oportunidade para promover área rural da cidade e mostrar a todos os produtos que são produzidos na região. “A ideia é que futuramente possamos atrair o público com maior frequência para a nossa área, com almoços típicos e cafés coloniais. A Caminhada é a ocasião em que podemos ver o que o público deseja e melhorar para as próximas edições, além apresentar as belezas da Serra da Prata em um percurso leve”, destaca.

A Caminhada na Natureza é um evento internacional, através da Anda Brasil, que orienta, credencia e promove o desenvolvimento territorial sustentável com foco no turismo, valorizando os espaços rurais. Também é o momento de valorização da agricultura familiar e suas expressões culturais, criando condições para a melhoria da qualidade de vida.

O médico, Filipe Pressuto, é natural de Londrina e há um ano mora na Cidade Mãe do Paraná. Ele afirma que está caminhada é um atrativo turístico. “Este é um jeito de ir conhecendo os lugares na cidade onde normalmente não vamos. Podemos passar um final de semana de descanso aqui e comendo algo diferente em um local muito bonito e tranquilo”, comenta. O médico também ressalta a importância da caminhada para a saúde de todos. “A caminhada é um exercício que poucas pessoas têm contraindicação e ajuda em diversos aspectos da nossa saúde, esse evento promove praticas que fazem bem a todos”, finaliza.

O casal de parnanguaras, Evandro Zabel e Genésia Capetta, participou da Caminhada na Natureza pela segunda vez e trouxeram um grupo de aproximadamente 20 pessoas. “Pretendemos vir mais vezes com o objetivo de ver a natureza e confraternizar com os amigos nessa bela região da nossa cidade”, observa.

O secretário de Agricultura e Pesca, Antônio Ricardo dos Santos, ofereceu toda a infraestrutura para a realização da caminhada. “A prefeitura de uma forma geral está apoiando o evento para o seu bom desenvolvimento, promovendo o turismo, a saúde e ainda fazendo parte das comemorações do aniversário da cidade. Parabenizo a Aprumpar por realizar esta Caminhada com aproximadamente 500 pessoas”, disse.

A 5ª Caminhada na Natureza tem o apoio da prefeitura de Paranaguá por meio das secretarias de Agricultura e Pesca (Semapa), Cultura e Turismo (Secultur), Segurança (Semseg), Saúde (Semsa), Meio Ambiente (Semma) e Comunicação (Secom). 

SECOM

Deixe o seu comentário