A Campanha Nacional contra a Gripe que segue até 19 de julho, já vacinou 11.027 pessoas em Paranaguá que fazem parte dos grupos indicados pelo Ministério da Saúde. Estão sendo imunizados contra a influenza, idosos, professores, crianças de seis meses a cinco anos, profissionais da saúde, puérperas e gestantes.
A partir de 9 de junho, também receberão a vacina, pessoas com comorbidades, com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.
Desde o início da campanha em abril, já foram vacinadas 4.732 crianças de seis meses a cinco anos, 25 puérperas, 4.194 idosos, 17 professores, 310 gestantes, 1.739 profissionais da saúde e 10 indígenas.
A vacinação está disponível em frente à Estação Ferroviária das 8h às 17h e nas unidades básicas de saúde. É importante que o cidadão busque um desses locais com documento original com foto, Cartão SUS e, preferencialmente, a carteira de vacinação. É importante um intervalo mínimo de 14 dias entre a vacina contra a Covid-19 e a da gripe.
A gripe é uma infecção viral respiratória febril aguda, contagiosa e que pode afetar pessoas de todas as idades. O número de casos de influenza tende a aumentar no inverno, pois com a temperaturas mais baixas, as pessoas tendem a permanecer por mais tempo em ambientes fechados favorecendo a transmissão viral. A infecção pode acarretar hospitalização e morte, principalmente entre os grupos de maior risco como os muito jovens, idosos ou doentes crônicos e, além de manter os locais arejados, a higienização das mãos e dos ambientes, a vacina é a melhor prevenção para evitá-la.
Jornalista: Flávia Adans/SECOM