Dezenas de crianças das comunidades de Alexandra, Rio das Pedras Colônia Maria Luiza, Morro Inglês e Colônia São Luís tiveram aula na prática sobre a história e importância do terminal portuário paranaense, bem como sua relação com o meio ambiente e cidade. Ação é desenvolvida em uma parceria da Prefeitura com a Appa.

Foto: PMP

Na manhã desta quarta-feira (28), alunos dos quintos anos de escolas da rede municipal de ensino de Alexandra, Rio das Pedras Colônia Maria Luiza, Morro Inglês e Colônia São Luís, visitaram o Palácio Taguaré, sede administrativa da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), bem como a faixa portuária, onde conheceram na prática o funcionamento do terminal logístico e a relação do porto com o meio ambiente e a sociedade local. O evento faz parte do programa "Porto-Escola", ação que é uma parceria entre a Prefeitura de Paranaguá e Appa, buscando levar crianças da rede municipal para conhecer e aprender sobre o porto de Paranaguá.

Os alunos, que foram acompanhados pelos professores e por funcionários da Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral (Semedi), assistiram uma palestra ministrada por equipe técnica da Appa envolvendo a história do porto, o funcionamento do terminal, a relação com o ecossistema da baía de Paranaguá, educação ambiental, equipamentos de segurança dos trabalhadores e outros itens. Ao final da demonstração, as crianças foram informadas sobre um concurso de desenhos e frases, que serão desenvolvidos pelos alunos em sala de aula, onde os melhores serão premiados pela Appa e divulgados em materiais publicitários e em exposições no Palácio Taguaré.

De acordo com Ivana Ramos, chefe da divisão de projetos da Semedi, somente neste primeiro semestre o projeto Porto-Escola já alcançou alunos dos quinto anos de cerca de 21 escolas municipais, número que irá aumentar até o final de 2017. "A continuidade e ampliação do programa conta com o apoio do prefeito Marcelo Roque e da secretária de Educação e Ensino Integral, Vandecy Silva Dutra, com o objetivo de integrar alunos do município ao porto de Paranaguá e à relação que ele possui com a cidade, o meio ambiente e a sociedade. Muitos deles nunca tiveram oportunidade de conhecer o porto. Com esta visita eles conhecem a grandiosidade que o porto da nossa cidade possui nacionalmente e internacionalmente. O projeto é de grande importância, é uma oportunidade ímpar de aprendizado aos alunos", explica.

"O Porto-Escola está indo para seu terceiro ano é um dos programas que apoiamos com mais satisfação na Appa. É na verdade um movimento lúdico com as crianças conhecendo a importância do porto, o aspecto ambiental e sempre com uma intervenção diferente, às vezes com segurança do trabalho, outras com uma demanda ambiental específica. Ou seja, é algo que para nós dá muita satisfação onde cumprimos mais uma etapa de retorno social do porto", afirma o diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino.

Professores e alunos aprovaram visita ao porto

Professores e alunos aprovaram visita ao porto

A professora Simone Kirchhoff, da escola municipal Luiz Andrioli, do Morro Inglês, destacou que pelo fato dos alunos serem da zona rural de Paranaguá a visita ao porto foi algo "totalmente diferente" da rotina deles e positivo para o aprendizado das crianças. "Muitos deles estão vendo aqui de certa forma o destino dos alimentos que os pais deles produzem na zona rural. No aspecto ambiental eles sabem aqui também que cada ação tem uma reação no nosso meio ambiente, focando na questão da sustentabilidade", explica a professora, que ressaltou que no ano passado a Appa elegeu uma arte de um dos seus alunos como vencedora no concurso, algo que rendeu um passeio e reconhecimento do trabalho feito por ela e estudantes da sua escola.

"Eu achei muito legal esta visita ao porto, o tamanho dos navios e os aparelhos de segurança que os trabalhadores usam. Vou contar para os meus pais que foi muito diferente da nossa realidade e muito bacana", afirma o aluno Luciano Cruz de Maia, de 10 anos, que estuda na escola Luiz Andrioli, no Morro Inglês. A Prefeitura e a Appa prosseguirão com o programa durante todo o ano, concedendo a oportunidade de visitas ao porto para alunos de escolas municipais de todas as localidades de Paranaguá. 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paranaguá






Deixe o seu comentário