Equipamento será utilizado na eliminação dos mosquitos na fase adulta

Somando esforços no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, inicia nesta terça-feira a utilização do fumacê. O inseticida elimina o inseto na fase adulta. Durante todo o ano, agentes de endemias realizam a orientação aos moradores e comerciantes quanto a necessidade de cuidar de seus espaços, realizam a remoção de criadouros e utilizam a bomba costal, equipamento que utiliza o mesmo produto empregado no fumacê.

“Estamos há mais de dez dias com mutirão na Ilha dos Valadares para remoção dos criadouros e agora inicia a aplicação do inseticida com o fumacê para eliminar os mosquitos alados. Esta é mais uma ferramenta para evitar casos de dengue no município, mas é importante que a população esteja sempre atenta aos seus quintais e casas para evitar água parada e a proliferação do Aedes aegypti”, destaca o prefeito Marcelo Roque.

“Uma força tarefa está ocorrendo na cidade com remoção de criadouros e o fumacê será aplicado para reforçar a ação. O produto mata apenas os mosquitos na fase alada e não diminui a importância de eliminar as larvas e ovos do Aedes aegypti, por isso é relevante que as pessoas continuem retirando recipientes com água parada, verificando suas casas, comércios e quintais para não permitir que novos mosquitos proliferem”, salienta a coordenadora de Endemias, Ângela Marques de Almeida.

A ação iniciará na Ilha dos Valadares. Serão cinco veículos que realizarão os trabalhos a partir das 16h às 20h desta terça-feira, 18. “Este é apenas o começo dos trabalhos e outras localidades no município também receberão o serviço”, informa.

Os veículos são fornecidos pela Secretaria de Estado da Saúde. “A chegada dos veículos expressa o sucesso de um trabalho integrado entre a 1.ª Regional de Saúde e a Prefeitura de Paranaguá. Desde que o Município identificou um aumento no número de casos de dengue na cidade, de imediato entrou em contato conosco em busca desse apoio com o fumacê. Ele complementa a ação principal que é a remoção de criadouros”, avalia o diretor da 1.ª Regional de Saúde, José Carlos de Abreu.

CUIDADOS

Enquanto estiver em Paranaguá, o fumacê passará sempre no período das 5h às 9h e das 16h às 20h. Nestes horários alguns cuidados são importantes. Confira as dicas:

- Recolher os animais de estimação nesse período;

- Recolher a ração e água dos animais;

- As janelas devem ser mantidas abertas. Assim, o inseticida chegará até o interior da residência onde normalmente o Aedes aegypti se abriga;

- Recolher as roupas do varal;

- Mantenha-se longe do veículo enquanto o serviço é realizado.

SECOM





Publicidade

Informe Publicitário


Deixe o seu comentário