Reflexões sobre preconceito às pessoas com transtornos mentais serão realizadas durante evento, na Praça dos Leões.

A Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção (Semsap), por meio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS – Solar dos Girassóis), realiza nesta sexta-feira (18) evento comemorativo ao Dia de Luta Antimanicomial. Ocorrerá entre 8h30 e 11h, na Praça dos Leões, no Centro de Paranaguá. 

Serão realizadas roda de conversa, música em verso, pintura coletiva e varal poético envolvendo os 80 pacientes do CAPS que participam de atividades diárias no local. O evento tem parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Cultura. 

A diretora de Saúde Mental da Semsap, Thais Pacheco, informa que o objetivo do evento é “realizar reflexões sobre o preconceito às pessoas com transtornos mentais”. “Há ainda muito mito em relação a esses pacientes e em Paranaguá temos um acompanhamento completo no CAPS que permite dar muita qualidade de vida a quem tiver algum tipo de transtorno”, esclarece a diretora. 

O Dia da Luta Antimanicomial foi instaurado em 1987, durante o Congresso de Trabalhadores de Saúde Mental, em Bauru (SP). Naquela época foi iniciado um movimento por uma sociedade sem manicômio, inaugurando uma nova proposta de reforma psiquiátrica no Brasil. Os objetivos são, desde então, propor não só no cenário da atenção à saúde mental, mas, questionar as relações de estigma e exclusão que social e culturalmente se estabeleceram para as pessoas que vivem e convivem com os transtornos mentais.

SECOM

Deixe o seu comentário