Pelo menos 5 postos já realizaram ações voltadas à prevenção em saúde, entrega de brindes, planejamento familiar e até empoderamento da mulher.

As homenagens às mulheres nas unidades de saúde de Paranaguá não ficaram restritas ao dia 8, quando se comemora internacionalmente a data. Várias ações foram realizadas em pelo menos cinco postos: CAIC, Vila Garcia, Serraria do Rocha (Núcleo Avançado de Saúde Familiar –NASF), Ilha dos Valadares (Rodrigo Gomes e Norberto Costa). O objetivo é levar conscientização ao público feminino sobre diversos assuntos. 

As ações foram organizadas pelas equipes de agentes comunitários e supervisores do Estratégia Saúde da Família (ESF). Além de alertas para que as mulheres cuidem melhor de sua saúde, os trabalhos também buscaram o empoderamento, a prevenção e promoção da saúde, planejamento familiar e a violência contra a mulher, lembra a coordenadora de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Mariana França. Em algumas unidades houve até oferecimento de sessões de massagem, estética e lanche. 

“Nossas equipes dos postos estão de parabéns pelo trabalho que fazem em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. São ações realizadas nos postos que buscam oferecer melhores condições de saúde ao público feminino de nossa cidade”, destacou a coordenadora.

Para o secretário municipal de Saúde e Prevenção, Paulo Henrique de Oliveira, essas medidas preventivas são importantes para atingir mulheres que muitas vezes não estão habituadas a freqüentar os postos para realizar exames de rotina. “Nosso foco de trabalho é a atenção primária, mas a prevenção também é importante. Nossas equipes de ESF estão de parabéns por essas homenagens às mulheres de Paranaguá que se revertem em serviços. Por determinação do prefeito Marcelo Roque estamos focando neste trabalho para melhorar a saúde de Paranaguá”, salientou o secretário. 

SECOM

Publicidade


Deixe o seu comentário