Durante esta sexta-feira, 28, acontece a VIII Conferência Municipal do Direito da Criança e do Adolescente, no Sesc de Paranaguá. Com a temática voltada a “Proteção Integral – Diversidade e Enfrentamento das Violências” a programação visa debater as políticas públicas e auxiliar a gestão no trabalho prioritário com as crianças e adolescentes.
O presidente do Conselho da Criança e do Adolescente de Paranaguá (CMCDA), Edmilson da Silva Costa, afirma ser importante debater as questões que envolvem as crianças e os adolescentes. “O dia de hoje é para debatermos junto com nossos técnicos e toda a rede, para que possamos mostrar para o município a necessidade absoluta de implantarmos políticas públicas em favor de nossas crianças e adolescentes”, comenta.
O Conselho Municipal da Criança e do Adolescente é um órgão fiscalizador das políticas públicas municipais, que tem autonomia para pautar seus trabalhos e acionar os conselheiros tutelares, delegacias especiais e instâncias do poder judiciário que compões a rede de proteção aos direitos da criança e do adolescente.
A secretária municipal interina de Assistência Social, Gisele Cristina da Silva, comenta que o tema da conferência traz melhorias para as crianças e adolescentes. “É importante discutir sobre a violência contra a criança. É um crime complicado pois traz muitas consequências para esta criança no futuro. Precisamos debater muito com a população para que possamos realizar as melhorias nas políticas públicas”, finaliza a secretária.
Estiveram presentes na cerimônia de abertura diversas autoridades municipais, secretários, servidores e a população em geral.
Na programação do dia estão previstos debates sobre a temática, aprovação das propostas e eleição dos delegados municipais para a 11ª Conferência Estadual dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes.
SECOM