Nesta terça-feira, 28, será iniciada a imunização contra a Covid-19 Com as vacinas bivalentes Pfizer. Nesta primeira etapa do novo reforço, poderão receber a vacinação pessoas com 70 anos ou mais idade; seguidas de: pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILP), abrigados e os trabalhadores dessas instituições; imunocomprometidos; comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas;
É necessário um intervalo de quatro meses entre a última dose e a bivalente.
A vacina será aplicada na sala de atendimento no Terminal Urbano, Centro e na unidade básica de saúde Caic, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
"Temos o intuito de levar o reforço contra a Covid-19 para toda a população seguindo as fases indicadas pelo Ministério da Saúde. Lembramos que pessoas que se enquadrem nessa fase e já têm no mínimo duas doses de vacina monovalente, podem receber essa imunização. Ou seja, não é voltada apenas para pessoas que já tomaram quatro doses do imunizante", explica a superintendente de Vigilância em Saúde, Marianne Gomes.
As outras fases serão:
Fase 2: 60 a 69 anos de idade;
Fase 3: Gestantes e puérperas;
Fase 4: Trabalhadores da saúde;
Fase 5: Pessoas com deficiência permanente.
O esquema vacinal para os grupos prioritários, será de uma dose da vacina Covid-19 bivalente (reforço) a partir dos 12 anos de idade, para pessoas que apresentarem pelo menos o esquema prévio de duas doses com vacinas monovalentes.
Pessoas que não fazem parte do grupo prioritário para as doses de reforço de vacinas bivalentes e que não iniciaram a vacinação ou que estão com o esquema de duas doses monovalentes incompletos, deverão completar o esquema vacinal já preconizado com as vacinas Covid-19 monovalentes.