A Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção (Semsap) divulgou nesta segunda-feira (24) que na primeira semana apenas 12,43% do público-alvo da campanha de vacinação contra a gripe H1N1 tomou a dose. A meta é imunizar um total de 27.315, mas somente 3.396 procuraram as unidades básicas para se vacinar.
Embora a campanha termine somente no dia 26 de maio, a orientação do secretário municipal de Saúde, Paulo Henrique de Oliveira, é para que as pessoas se vacinem o quanto antes. “É importante se antecipar porque a temporada de frio está chegando. Com as temperaturas mais frias a chance de contrair gripe aumenta e é importante estar vacinado, para evitar internamentos”, destacou.
O secretário lembra que nesta campanha não haverá equipes itinerantes em supermercados, lojas, igrejas e outros locais para aplicação da vacina. “Vamos manter equipes itinerantes somente para atendimento da população das colônias e ilhas, entre os dias 8 e 12 de maio. É importante que as pessoas procurem as unidades básicas de saúde”, explica Paulo. No dia 24 a vacinação será em Ponta de Ubá, em 26 em Nova Brasília e em 27 em Encantadas.
No caso de São Miguel será na própria unidade, com agendamento feito pela técnica de enfermagem. O Dia D será em 13 de maio, um sábado, quando todos os postos serão abertos das 8h às 17h.
A população-alvo inclui pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a quatro anos de idade, gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), profissionais de saúde, indígenas, portadores de doenças crônicas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. Professores do ensino regular e superior de instituições públicas e privadas em atividade também podem se vacinar. O profissional deve apresentar declaração do estabelecimento de ensino, que ficará retida no ato da vacinação.
Fonte: PMP